Podem faltar nomes para a temporada de furacões deste ano, alertam especialistas
10 de setembro de 2020

A prometida “intensidade” da temporada de furacões do Atlântico em 2020 aconteceu e com as tempestades Paulette e Rene ativas e os prognósticos para que a tempestade Sally se forme nos próximos dias – com potencial para se tornar um furacão – na costa da África Ocidental, segundo o Severe Weather Europe podem faltar nomes este ano. Depois de Sally, “apenas três nomes de tempestade sobram para a temporada de 2020”, reportou o website.
E, mais especificamente, segundo o artigo Temporada de furacões no oceano Atlântico de 2020 da Wikipedia, os três nomes restantes são Teddy, Vicky e Wilfred.
Em sua previsão anual sobre a temporada, o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) havia prognosticado em maio passado que a temporada teria grandes chances de ser "acima do normal”. Segundo o órgão na época, as chances da temporada ser intensa eram de 60%, contra apenas 10% de que fosse “abaixo do normal”.
O NOAA também anunciou que previa que de 13 a 19 tempestades receberiam nomes (aquelas com ventos de 60km/h ou mais), que 6 a 10 tempestades poderiam se tornar furacões (com ventos de ou acima de 120km/h) e que destes furacões, de 3 a 6 podem poderiam ser intensos, de categoria 3, 4 ou 5 (que apresentam ventos de ou acima de 175 km/h).
Até agora, 18 fenômenos já foram nomeados, sendo cinco deles os furacões Hanna (alcançou ventos de 150 km/h), Isaias (140 km/h), Laura (240 km/h), Marco (120 km/h) e Nana (120 km/h).
Sally
Segundo o NOAA (veja na imagem a marcação em vermelho), a que é agora uma "onda tropical" vai se transformar numa depressão tropical em cerca de dois dias, com chances de 90% de evoluir para um furacão em até cinco dias.
Só quando o fenômeno alcançar ventos de 60km/h receberá seu nome: Sally.
Notícias Relacionadas
- Tempestade Arthur inicia temporada de furacões de 2020 no Atlântico
- Temporada de furacões no Atlântico será intensa este ano, segundo NOAA
- Furacão Laura devasta comunidades da costa da Lousiana
Fontes
New tropical storms Paulette, Rene, and Sally forming soon: Extremely active Atlantic now continues, Severe Weather Europe, 07 de setembro de 2020.
Could Sally be the next potentially strong Atlantic tropical storm?, Severe Weather Europe, 07 de setembro de 2020.
Atlantic 5-Day Graphical Tropical Weather Outlook NOAA, 09 de setembro de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |
