Petro nomeia ex-ministro como embaixador colombiano nos EUA

13 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente eleito da Colômbia , Gustavo Petro, anunciou nesta terça-feira o nome de seu embaixador nos Estados Unidos, o ex-ministro do Meio Ambiente, Luis Gilberto Murillo.

O presidente eleito já havia declarado à mídia local, nos últimos dias, que o ex-governador de Chocó era a pessoa ideal para ocupar o cargo em Washington DC. No entanto, Murillo não aceitou oficialmente a nomeação porque tem nacionalidade norte-americana, o que o impede de ocupar o cargo diplomático.

Jornais locais destacaram que, para aceitar o cargo, Murillo teve que avaliar a decisão com sua família e renunciar à cidadania norte-americana.

Murillo é natural de San Juan, uma cidade no departamento de Chocó. Ele é engenheiro de minas e tem mestrado pela Universidade Estadual de Prospecção Geológica de Moscou. Foi eleito duas vezes governador de seu departamento (1997 e 2012). No primeiro período, durou alguns meses, pois foi condenado pelo crime de peculato para outra função oficial. Posteriormente, uma tutela lhe devolveu o direito de aspirar a cargos de eleição popular.

Também atuou como Ministro do Meio Ambiente, durante o segundo mandato do ex-presidente Juan Manuel Santos. Recentemente, foi a fórmula vice-presidencial do ex-candidato Sergio Fajardo e, posteriormente, ele se juntou à campanha do Pacto Histórico para o segundo turno das eleições.

Ele substituirá Juan Carlos Pinzón, que deixará o cargo em 6 de agosto, um dia antes da posse do presidente eleito, Gustavo Petro.

Fontes