Pesquisa: mais de 70.500 crianças em El Salvador vivem sem um ou ambos os pais devido à emigração

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

25 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dois dos 6 anos de Mateo foram sem o pai, que no início de 2021 decidiu emigrar de El Salvador para os Estados Unidos. Mateo é um dos 70.569 menores que vivem no país centro-americano sem um ou ambos os pais devido à emigração, segundo dados revelados pela Pesquisa Domiciliar de Propósitos Múltiplos 2021, realizada pela Direção Geral de Estatísticas e Censos de El Salvador (Digestyc), instituição recentemente dissolvida pelo Congresso salvadorenho.

Das 70.569 crianças que vivem sem um ou ambos os progenitores, 66% vivem sem o pai, 21,8% sem a mãe e 11,4% sem ambos. A pesquisa também revelou que 27% dos domicílios pesquisados relataram problemas como abandono escolar, superlotação domiciliar, trabalho infantil, insegurança alimentar e incidência de criminalidade, entre outros.

O pai de Mateo, Antonio Patriz Hernández, 27 anos, garante que emigrou por motivos econômicos. "Eu sabia que se a situação econômica não viesse para mim, não melhoraria. Embora seja difícil estar aqui, meu filho já tem o que antes não tinha, como ir à escola e de vez em quando ter o que ele quer", disse Patriz à Voz da América .

El Salvador continua a ser um dos países com mais migrantes na região. Em 2021 o país quebrou o recorde de migrantes detidos na fronteira sul dos Estados Unidos, ultrapassando 96.000 salvadorenhos detidos tentando entrar no país da América do Norte. O World Migration Report 2022 da Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou que os países com mais emigrantes foram a Jamaica, El Salvador e a Venezuela.

Em El Salvador, país de sete milhões de habitantes, o Instituto Salvadorenho do Migrante (INSAMI), ONG com sede em San Salvador, estima que pelo menos três milhões vivam nos Estados Unidos e no México. Segundo dados da Direção de Estatísticas do governo mexicano, 25.040 salvadorenhos se encontravam em situação migratória irregular naquele país entre janeiro e novembro de 2022.

Fontes