Perito da Unicamp fala sobre veracidade da Lista de Furnas

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 4 de fevereiro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Perito da Unicamp Ricardo Molina de Figueiredo foi entrevistado pela Jovem Pan e falou sobre um laudo seu que estaria a circular pela internet sobre a suposta Lista de Furnas com nomes de políticos brasileiros da oposição que teriam recebido contribuições irregulares possivelmente do empresário Marcos Valério.

Molina disse que recebeu um documento semelhante em outubro de 2005, uma cópia autenticada em cartório. Ele disse que examinou a cópia e emitiu um parecer curto dizendo que "não havia indícios de falsidade na cópia, mas que uma posição categórica a respeito da autenticidade do documento necessitaria do original".

O perito disse que uma cópia pode ter ainda vestígios de falsidade, o que não é o caso da Lista de Furnas, mas que para se ter absoluta certeza seria necessário aparecer o original. "Aliás é um original difícil de aparecer, porque eu fiz essa primeira análise em outubro e até agora o original não apareceu", declarou.

De qualquer maneira, mesmo sendo o documento verdadeiro, isto não implica que a informação contida nele seja verdadeira, alertou o perito da Unicamp: "O perito fala sobre a autenticidade documentoscópica e não quanto à veracidade do conteúdo do documento porque isto envolveria uma perícia contábil outro tipo de investigação que está fora do âmbito da documentoscopia. Se aquela informação que está ali é verdadeira ou não, isso é impossível saber porque qualquer um pode sentar numa máquina, no computador, fazer uma lista, assinar e mandar".

Ricardo Molina achou estranho a notícia sobre a lista reaparecer na mídia depois de cinco meses de ele ter emitido seu parecer. Ele disse que "claramente há interessse político" e que o aparecimento de "um laudo que é claramente inconclusivo" só pode ser "para criar confusão".

Fontes