Pena de quatro anos de prisão para jornalista que contestou a história do Covid da China

Fonte: Wikinotícias

29 de dezembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Na segunda-feira, um tribunal de Xangai, na China, condenou a ex-advogada e jornalista cidadã Zhang Zhan a quatro anos de prisão por sua reportagem sobre o surto de coronavírus, uma sentença dura que, segundo juristas, tem como objetivo ter um efeito assustador sobre os ativistas chineses.

Zhang, de 37 anos, foi uma dos vários cidadãos jornalistas que cobriram o surto inicial no centro de cidade de Wuhan da China.

Sua cobertura pintou um quadro muito mais sério das condições do que a narrativa oficial do governo sobre a disseminação da infecção.

Os relatórios incluíram exemplos de assédio a famílias de vítimas que buscavam responsabilização, de acordo com defensores dos direitos humanos.

Zhang foi detida pelas autoridades em maio e acusada de espalhar informações falsas, dar entrevistas à mídia estrangeira, perturbar a ordem pública e "manipular maliciosamente" o surto.

Ela desapareceu em Wuhan em 14 de maio, de acordo com relatos da mídia, e um dia depois apareceu sob prisão em Xangai, a mais de 640 quilômetros de distância.

Fonte