Pelo menos três mortos e 20 feridos em ataque russo à cidade ucraniana de Sumy
3 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nessa terça (3), de acordo com o serviço de emergência da Ucrânia, a Rússia bombardeou a cidade de Sumy, na Ucrânia, resultando na morte de pelo menos três pessoas e deixando 20 feridas. Os resultados da investigação preliminar indicam que a Rússia atacou a cidade usando sistemas de foguetes de lançamento múltiplo de longo alcance.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que pelo menos um dos mísseis não detonou, penetrando a parede de um prédio residencial de nove andares. Zelensky declarou em um comunicado que "os russos lançaram um ataque selvagem contra Sumy — visando diretamente a cidade e as suas ruas comuns com artilharia de rockets. Foi um ataque totalmente deliberado contra civis".
A administração militar da região de Sumy comunicou que os ataques causaram danos a uma instalação de saúde, veículos e prédios residenciais. "Isso por si só diz tudo o que é preciso saber sobre o chamado 'desejo' da Rússia de acabar com esta guerra", disse o presidente da Ucrânia, pedindo aos Estados Unidos e à Europa que intensificassem a pressão sobre Moscou, uma vez que "não passa um único dia sem que a Rússia ataque cidades e aldeias ucranianas".
O Ministério da Saúde informou que oito pessoas que buscaram atendimento médico estão em estado grave, sendo três delas crianças. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que pelo menos um foguete disparado de um lançador múltiplo não detonou e ficou alojado em um edifício residencial.
Durante as negociações de paz em Istambul, na segunda-feira (2), a Rússia informou à Ucrânia que só aceitaria pôr fim ao conflito se Kiev concedesse novos e amplos territórios e aceitasse restrições no tamanho de seu exército. A Ucrânia tem negado constantemente as exigências da Rússia, interpretando-as como uma forma de capitulação.
"É óbvio que... sem medidas decisivas dos Estados Unidos, da Europa e de todos os que detêm o poder no mundo, Putin não... concordará com um cessar-fogo", afirmou ele. O ataque a Sumy, cidade com mais de 255 mil habitantes situada a 30 km da fronteira russa, acontece após o ataque surpresa de drones ucranianos no domingo (1) contra bombardeiros de longo alcance com capacidade nuclear na Sibéria.
Mais cedo nesta terça-feira (3), a administração da região oriental de Donetsk, na Ucrânia, informou que quatro civis perderam a vida em ataques de artilharia ocorridos em quatro locais distintos durante a noite.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Pelo menos três mortos e 20 feridos em ataque russo à cidade ucraniana de Sumy — Euronews, 3 de junho de 2025
- ((pt)) Ataque russo deixa pelo menos três mortos na cidade ucraniana de Sumy — CNN Brasil, 3 de junho de 2025
- ((pt)) Ataque russo à cidade ucraniana de Sumy mata três pessoas e fere 25 — Terra (empresa), 3 de junho de 2025