Pelo menos 80 alunos desaparecidos após a última invasão escolar na Nigéria

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polícia da Nigéria afirma que homens armados atacaram uma escola no estado de Kebbi, no noroeste, matando um policial e sequestrando pelo menos 80 alunos e professores. É o mais recente de uma série de sequestros em escolas por resgate que expôs a crescente insegurança no norte da Nigéria.

Cerca de 250 homens armados em motocicletas invadiram a faculdade do governo em Yauri, estado de Kebbi, ao meio-dia de quinta-feira. Eles atiraram esporadicamente, mataram um policial e sequestraram cinco professores junto com os alunos.

No entanto, um dos alunos com ferimentos de bala caiu no meio do caminho.

O ataque é o mais recente de uma série de sequestros em escolas do norte da Nigéria desde dezembro, e o terceiro no mês passado.

Em declarações à Channels Television de Lagos na manhã de sexta-feira, Yusuf Sununu, um líder constituinte local em Yauri, disse que os agentes de segurança estão progredindo com a missão de busca.

“Fizemos muitos contatos e como na noite passada, ainda por volta da 1h da manhã, conversei com o comandante de campo, [ele disse] que eles conseguiram entrar na cova dos sequestradores e acho que isso é um grande sucesso porque os agentes de segurança agora estão levando a luta até a base dos sequestradores", disse Bununu.

A escola do governo e muitas outras em Kebbi foram fechadas na sexta-feira.

A Anistia Internacional relata que cerca de 600 escolas no norte da Nigéria foram fechadas como resultado de ataques persistentes desde o final do ano passado.

No início deste ano, o governo prometeu mais implantação de segurança nas escolas.

Mas Emmanuel Hwande, porta-voz da União de Professores da Nigéria, diz que as escolas continuam mal protegidas.

“No que diz respeito à situação de segurança que afeta nossas escolas, nada mudou”, disse Hwande. "Só podemos dizer que as coisas mudaram quando recebemos relatos de menos ocorrências desse tipo. Mas, apenas nesta semana, ouvimos o sequestro de um professor e um sequestro em uma politécnica em Kaduna."

As autoridades da Nigéria têm enfrentado crescentes críticas sobre os sequestros, um dos muitos desafios de segurança, incluindo o conflito do Boko Haram no nordeste e um crescente movimento separatista no sudeste do país.

Os apelos separatistas levaram à criação de várias forças de segurança regionais, que as autoridades consideram ilegais e ameaçam a segurança nacional.

A embaixadora dos Estados Unidos na Nigéria, Mary Beth Leonard, disse que a falta de oportunidades é a principal razão para a escalada dos problemas de segurança.

“Os desafios à segurança são mais do que apenas uma resposta física. Embora possa haver muitos motivos diferentes para a insegurança na Nigéria, por exemplo, acho que todos podemos concordar que a falta de oportunidades está na base de muitos deles”, disse Leonard. "Estive em Kebbi na semana passada, mais agricultores estão sendo empregados para cultivar arroz e trazer para a fábrica onde as pessoas têm emprego."

Fontes