Saltar para o conteúdo

Pelo menos 6 mortos e 82 feridos no Peru após desabamento do teto de um shopping center

Fonte: Wikinotícias

23 de fevereiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O desabamento do teto da praça de alimentação de um shopping center causou a morte de pelo menos seis pessoas e feriu mais de 80 em uma cidade no norte do Peru.

O número oficial de mortos subiu para seis depois que o teto de um shopping center desabou no norte do Peru, ferindo outras 82 pessoas, disseram autoridades locais no sábado.

A tragédia ocorreu na noite de sexta-feira no shopping Real Plaza, na cidade de Trujillo, cerca de 600 quilômetros ao norte da capital Lima, no momento em que dezenas de visitantes estavam no local.

Os novos números foram divulgados pelo Centro de Operações de Emergência da região de La Libertad, onde fica Trujillo, a terceira cidade mais populosa do país.

O comandante departamental do Corpo de Bombeiros daquela localidade, Luis Roncal, afirmou que após o monitoramento com cães de resgate "não encontramos sinais de sobrevivência" e que as tarefas continuarão até que todas as vítimas fatais sejam recuperadas, já que apenas um corpo foi resgatado.

Horas antes, o ministro da Defesa peruano, Walter Astudillo, informou em entrevista coletiva que o número de mortos havia aumentado de quatro para cinco e destacou que "não oficialmente" houve uma sexta morte.

A presidente peruana Dina Boluarte expressou suas condolências e ordenou uma investigação completa e punição exemplar para os responsáveis ​​pelos eventos.

"Estávamos no balcão comendo pizza, e acho que foi um milagre estar perto dos estabelecimentos porque, se eu estivesse no centro, não teria conseguido perceber", disse o jovem Mauricio Barbosa, um dos sobreviventes do desabamento, à rede local Radio Programas del Perú.

A pesada estrutura de ferro caiu repentinamente sobre os clientes na praça de alimentação do centro, disse o ministro do Interior, Juan Santiváñez, à rádio local RPP. Vinte pessoas foram resgatadas imediatamente, ele acrescentou.

"Mais de 200 policiais e bombeiros estão realizando esforços de busca", disse o Ministério do Interior na rede social X, junto com um vídeo mostrando um policial resgatando uma das pessoas presas.

Os resgatados apresentam vários tipos de traumas. Na manhã de sábado, ainda havia pessoas presas nos escombros, embora as autoridades não tenham especificado quantas.

A mídia local informou que moradores próximos foram ao shopping para oferecer comida e água aos bombeiros e equipes de resgate que trabalhavam na busca por possíveis sobreviventes.

Santiváñez disse que, junto com a polícia, bombeiros e cães de resgate foram enviados ao local do acidente.

Moisés Hurtado, gerente de Gestão de Riscos da Defesa Civil da Prefeitura de Trujillo, informou que o shopping Real Plaza foi fechado por tempo indeterminado devido a “risco iminente”.

O diretor de Operações do Real Plaza, Garlet Rodríguez, garantiu que as causas do desabamento do telhado da sede de Trujillo ainda estão sob investigação.

A região de La Libertad, no norte do país, também sofre com uma onda de violência devido ao aumento da extorsão por parte de diversas gangues criminosas.