Pedido de doação da Wikimedia gera discussão

Fonte: Wikinotícias
O segundo pedido de doação aparece dez vezes

6 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Exclusivo

O pedido de doação da Fundação Wikimedia (WMF) causou discussões na comunidade da Wikipédia em língua portuguesa. O texto foi acusado de ser excessivo e apelativo.

Neste ano a Wikimedia investiu em dois banners distintos, além do rodapé dos artigos da enciclopédia virtual. O primeiro aviso, composto por cinco parágrafos, possui um fundo azul e não pode removido, enquanto o segundo (de cor vermelha; na imagem) é repetido até 10 vezes.

Segundo a diretora Pats Peña, “a equipe de arrecadação de fundos tem o objetivo de atingir o orçamento para a WMF, com um objetivo adicional de também usar a campanha para educar os leitores sobre a Wikipédia e a comunidade que a cria. Estamos constantemente criando novas mensagens para atingir esses dois objetivos”.

Penã também falou que a Fundação está tendo "muito cuidado com as mensagens" devido ao impacto econômico da pandemia de Covid-19. “A prioridade principal da Fundação em meio à atual pandemia de COVID-19 é fornecer às nossas centenas de milhões de leitores informações confiáveis ​​sobre a doença e sua propagação”, completou.

No ano fiscal de 2019–2020, a Fundação de Jimmy Wales gerou uma receita de 127,1 milhões de dólares e mais de 112 milhões em despesas. As despesas são consideradas exorbitantes, já que não existe investimento em aplicativos ou na interface dos projetos.

Segundo a WMF, o valor é gasto principalmente com o pagamento de funcionários; Atualmente são mais de 400, um número extremamente inferior ao de outras gigantes da internet, como o Google que possui mais de 80 mil funcionários.

A Wikimedia também é isenta de imposto de renda federal (dos Estados Unidos, onde fica sua sede) e estadual, as doações se qualificam como contribuições de caridade. Além disso, a organização possui um fundo patrimonial estimado em mais de US$ 90 milhões.

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.