Patriotas de Tunja desbancam o América de Cali na máxima divisão do Futebol Profissional Colombiano

Fonte: Wikinotícias

Santiago de Cali, Colômbia • 17 de dezembro de 2011

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pela primeira vez desde 1991, quando implementou o sistema de acesso para a Primeira A e sem assesso a Primeira B (equivalente à primeira divisão no futebol colombiano), duas equipes(PT-BR) ou equipas(PT-PT) desceram para a segunda divisão do futebol na Colômbia: o Deportivo Pereira, cujo queda já havia sido consolidada em Novembro, foi juntado hoje pela histórica América de Cali. Ambas as equipes(PT-BR) ou equipas(PT-PT) serão substituídas por Deportivo Pasto e o Patriotas Fútbol Club durante a temporada de 2012.

Graças à vitória das equipes(PT-BR) ou equipas(PT-PT) sobre o nariñense boyacence no Torneo Postobón, o Pastp conseguiu ascender de maneira direta à Primera A, enquanto que Patriotas teve que enfrentar na promoção ao América, que havia estado na primeira categoria desde sua criação em 1948. Na partida de ida, jogado em 11 de Dezembro no Estadio de La Independencia, em Tunja, o resultado foi 1 a 1(PT-BR) ou 1-1(PT-PT); mesmo marcador que se viu hoje no Pascual Guerrero de Cali; pela qual o acesso de Patriotas foi determinada logo de vencer 3 a 4(PT-BR) ou 3-4(PT-PT) nos pênaltis.

Os gols(PT-BR) ou golos(PT-PT) do América foram a cargo de Cabezas (Tunja, 7') e Castillo (Cali, 50'), enquanto que os Patriotas coube Guerrero (Tunja, 56' e Cali, 64') para um marcador global 2 a 2(PT-BR) ou 2-2(PT-PT), que foi desempatado em uma série de pênaltis: González, Córdoba (errou), Melo, Arango e Castillo (errou) cobraram para os locais e Vieira, Palacios, Corredor, Rentería (errou) e o goleiro(PT-BR) ou guarda-redes(PT-PT) Chávez o fez pela equipe(PT-BR) ou equipa(PT-PT) visitante.

América de Cali é considerado uma das equipes históricos do futebol colombiano: havia sido campeão em 13 ocasiões e vice-campeão em outras 7, uma vez campeão da Copa Merconorte e quatro vezes vice-campeão da Copa Libertadores; assim como participantes em outros torneios internacionais.

Desta maneira, o onceno dirigido por Miguel Augusto Prince conseguido acesso à Primeira A na série de promoção (enfrentam o vice-campeão na Primeira B e o décimo sétimo da tabela de sem acesso), uma tarefa na qual no ano passado fracrassou, o Deportivo Pasto e não foram capazes de alcançar o Valledupar, Academia, Rionegro e Atlético Bucaramanga.

Entretanto, o Junior de Barranquilla e o Once Caldas de Manizales jogarão amanhã e na quarta-feira 21 a final do Torneo Finalización. Ambas as equipes(PT-BR) ou equipas(PT-PT) vencererem nas semi-finais à equipes(PT-BR) ou equipas(PT-PT) bogotanos, Millonarios e Santa Fe, que por sua vez haviam sido carrascos das equipes(PT-BR) ou equipas(PT-PT) antioqueños Envigado e Itagüí na quartas-de-final, etapa na qual o Júnior e One Caldas deixaram no caminho ao Boyacá Chicó, comterrâneo de Patriotas e ao América.

Notícias Relacionadas

Fontes