Partidos políticos do Brasil mantêm contatos com narcoguerrilheiros das FARC

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 28 de junho de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Partidos políticos brasileiros, de esquerda e extrema esquerda, mantêm há mais de 10 anos contatos com integrantes do grupo comunista de narcoguerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP). Entre estes partidos está o partido governista — Partido dos Trabalhadores (PT) — do actual Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.

As FARC participavam ativamente dos encontros da organização de extrema-esquerda fundada pelo PT chamada Foro de São Paulo. Entretanto, depois que esta última passou a ter maior visibilidade e com o envolvimento das FARC com o tráfico internacional de drogas, elas passaram a ter uma participação mais discreta.

Apesar de ter por ora uma participação mais discreta junto ao Foro, integrantes das FARC continuam a gozar de bom relacionamento junto a vários políticos. Uma amostra desse bom relacionamento é o facto de o Brasil ter concedido asilo político a um de seus integrantes depois de ampla campanha da qual participaram vários partidos.

Jornais brasileiros já publicaram notícias de que as FARC estariam a treinar movimentos ligados ao PT, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os integrantes dos partidos que defendem as FARC alegam que a organização é um movimento legítimo de luta colombiano contra o que chamam de "desigualdades sociais" na Colômbia.

Ver também

Referências

Fontes

  • Tatiana Merlino. Uma prisão ao gosto imperialista — Brasil de Fato, 8 a 14 de setembro de 2005 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3APartidos+pol%C3%ADticos+do+Brasil+mant%C3%AAm+contatos+com+narcoguerrilheiros+das+FARC&rft.au=Tatiana+Merlino&rft.btitle=Uma+pris%C3%A3o+ao+gosto+imperialista&rft.date=(erro)&rft.genre=unknown&rft.pub=Brasil+de+Fato&rft_id=http%3A%2F%2Fwww.brasildefato.com.br%2Famericalatina%2F132uma%2520prisao.php&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">