Partidos Comunistas nepaleses vão se unirem

Fonte: Wikinotícias
Líder do Partido Marxista-Leninista e Primeiro Ministro Khadga Prasad Oli

22 de fevereiro de 2018

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os dois maiores partidos comunistas no Parlamento nepalês chegaram a um acordo para se unirem na segunda-feira, depois de longas negociações na cidade de Baluwatar.

Os partidos comunistas marxistas-leninistas e maoístas, o primeiro e o terceiro maiores partidos na Câmara dos Representantes do Nepal, respectivamente, já foram parceiros da coalizão. Combinados, as duas partes serão dez assentos de uma maioria de dois terços, o que lhes permitiria alterar a constituição. O acordo deles assume a forma de um acordo de sete pontos.

Em primeiro lugar, os líderes das duas partes dividirão igualmente o termo primordial. Em segundo lugar, embora um acordo geral tenha sido alcançado, o detalhe da plataforma do partido será decidido em uma convenção do partido juntado. Além disso, eles planejam chamar o partido do Partido Comunista do Nepal, embora a viabilidade disso tenha sido questionada porque já havia um partido sob esse nome.

Os maoístas só entraram na política em 2007. Antes de um acordo de paz em 2006, fez do Nepal um estado totalmente democrático, os maoístas lutaram em uma insurgência armada para derrubar a monarquia.

Fontes