Partido de Koizumi tem ampla vitória nas eleições legislativas no Japão

Fonte: Wikinotícias
Junichiro Koizumi em Brasília. Foto (arquivo):ABr.

12 de setembro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os resultados preliminares das eleições legislativas no Japão indicam uma grande vitória do Partido Liberal Democrático (PLD), do atual Primeiro-Ministro Junichiro Koizumi, que até o momento assegura 296 das 480 cadeiras da câmara baixa do Parlamento. O PLD ostentava 210 cadeiras na legislatura anterior.

Por outro lado, o Partido Democrático do Japão (PDJ), da oposição, foi o grande perdedor, pois sua participação parlamentar, que era de 177 cadeiras, caiu a 113. Seu líder, Katsuya Okada, anunciou sua renúncia. O partido Novo Komeito, aliado do PLD, obteve 31 cadeiras, 3 a menos do que nas eleições passadas. No entanto, a coligação superou a quantidade de 241 cadeiras necessária para obter uma maioria na câmara baixa.

A sondagem que deu menos vantagem aos liberais foi a da rede de televisão pública NHK, que fez uma pesquisa de boca de urna. Segundo essa pesquisa o PLD teria entre 285 e 325 cadeiras.

Koizumi dissolveu a câmara baixa dia 8 de agosto passado, depois que seu projeto de privatização dos serviços postais foi recusado pela câmara alta.

Resultados

Gráfico com os resultados das eleições


Fontes