Paracetamol deve ser usado por gestantes com grande cautela, indicam novos estudos

Fonte: Wikinotícias

23 de setembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Nature divulgou hoje uma Declaração de Consenso feita por cientistas, especialistas médicos e profissionais de saúde pública, na qual os estudiosos pedem que as gestantes usem o paracetamol com grande cautela. O pedido foi feito após estudos recentes sugerirem que o uso da droga no período pré-natal pode alterar o desenvolvimento fetal, aumentando os riscos de doenças nos sistemas reprodutor e urogenital e ligadas ao neurodesenvolvimento.

Entre as possíveis anormalidades causadas pela exposição à substância durante o período gestacional estão o risco maior de testículos não descendentes (criptorquidismo), distância reduzida entre o ânus e a base do pênis (uma medida conhecida como distância anogenital - AGD), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista, atraso da linguagem e diminuição do quociente de inteligência.

“Solicitamos ações cautelares por meio de um esforço de pesquisa focado e aumentando a conscientização entre profissionais de saúde e gestantes”, escreveram os especialistas na Declaração, ainda alertando para o aumento da venda de produtos com a substância em todo mundo.

O paracetamol (N-acetil-p-aminofenol - APAP - também conhecido como acetaminofeno) é um medicamento largamente usado para tratar sintomas como dores e febre. Seu uso, inclusive por grávidas, é autorizado pela FDA, dos Estados Unidos, e pela EMA, da União Europeia.

Fontes