Para combate à fome, diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU visita Venezuela

Fonte: Wikinotícias

19 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Brasil de Fato

O David Beasley, diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), chegou a Caracas no último domingo (18) para uma visita de trabalho.

O governo bolivariano afirmou ter assinado um novo acordo com organismos multilaterais para combater a fome e a desnutrição no país.

O Programa Mundial de Alimentos é a maior agência de combate à fome do mundo. Foi criado em 1961 para formular políticas e ajudar a dispersar recursos em resposta à insegurança alimentar.

Nos últimos dez anos, a Venezuela conseguiu reduzir o índice de desnutrição de 13,5% para 2,5% e criou uma série de programas sociais como Casas de Alimentação e uma rede de 3.000 restaurantes populares e casas de comida combate a fome e a desnutrição. Na época, o país era reconhecido pelas Nações Unidas pelo combate à fome.

No entanto, nos últimos seis anos de bloqueio, o produto interno bruto foi reduzido em 60%, a renda nacional foi reduzida em 99% e as condições de vida dos venezuelanos deterioraram-se gradativamente.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2013, a Venezuela era o segundo país com maior índice de obesidade na América Latina.

Em fevereiro de 2020, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa Mundial de Alimentos, 60% dos venezuelanos tiveram que reduzir o número de refeições diárias, enquanto 9,3 milhões (quase um terço da população total) viviam em situação de insegurança alimentar.

O presidente Nicolas Maduro afirmou que funcionários da ONU também conhecerão a Comissão de Abastecimento e Produção Local (CLAP), instituída em 2017, visa combater a especulação sobre o preço da cesta básica.

Em 2018, o executivo criou a plataforma “Pátria” para distribuir bônus e agrupar projetos sociais do país. Em pouco mais de dois anos, o sistema conta com 21 milhões de assinantes que recebem algum tipo de auxílio financeiro mensalmente.

Fonte