Saltar para o conteúdo

Papa Francisco passou uma noite tranquila e descansa em sua terceira semana no hospital

Fonte: Wikinotícias

6 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de passar uma noite "tranquila", o Papa Francisco está descansando no hospital Gemelli, em Roma, onde já completou três semanas de tratamento para pneumonia bilateral.

O papa Francisco descansa na quinta-feira depois de passar uma noite "tranquila" no hospital Gemelli, em Roma, onde já completou três semanas de tratamento para pneumonia bilateral, de acordo com o Vaticano.

O pontífice de 88 anos dormiu com uma máscara de oxigênio não invasiva para garantir que seus pulmões se expandissem adequadamente durante a noite e ajudassem em sua recuperação. Durante o dia, ele passa a receber oxigênio através de um tubo nasal, explicou a Santa Sé.

O Vaticano disse na quarta-feira que a condição de Francisco permaneceu estável, permitindo que ele fizesse algum trabalho e aumentasse sua fisioterapia respiratória e de mobilidade.

Ele acrescentou que não teve mais crises respiratórias, apresentadas de forma intermitente nos dias anteriores.

O papa celebrou o início da Quaresma com o rito em que uma cruz em cinzas é marcada na testa dos fiéis e chamada de padre da paróquia em Gaza, segundo o Vaticano.

Francisco não é visto em público desde que foi internado no hospital em 14 de fevereiro, sua ausência mais longa desde que começou seu papado, há 12 anos. Seus médicos não disseram quanto tempo o tratamento pode durar.

A Igreja Católica começou a temporada solene da Quaresma que antecedeu a Páscoa sem a participação do pontífice. Um cardeal tomou seu lugar liderando uma breve procissão penitencial entre duas igrejas no Aventino e leu uma homilia da Quarta-feira de Cinzas preparada para o pontífice com palavras de solidariedade e agradecimento por Francisco.

"Sentimo-nos profundamente unidos a ele neste momento", disse o cardeal Angelo De Donatis. "E agradecemos a ele por oferecer sua oração e seu sofrimento pelo bem de toda a Igreja em todo o mundo".

Na quarta-feira de cinzas, os católicos praticantes recebem um sinal da cruz de cinzas em suas testas como um lembrete da mortalidade humana. É um dia obrigatório de jejum e abstinência que marca o início da temporada mais penitente do cristianismo, que antecede a Páscoa em 20 de abril.

"A condição de fragilidade nos lembra a tragédia da morte", disse De Donatis em sua homilia. "De muitas maneiras, tentamos banir a morte de nossas sociedades, tão dependentes das aparências, e até eliminá-la de nossa língua. No entanto, a morte se impõe como uma realidade com a qual temos que lidar, um sinal da precariedade e brevidade de nossas vidas".

O papa originalmente esperava participar de um retiro espiritual neste fim de semana com o resto da hierarquia da Santa Sé. Na terça-feira, o Vaticano disse que o retiro prosseguiria sem Francisco, mas em "comunhão espiritual" com ele.