Saltar para o conteúdo

Papa Francisco descansa depois de passar a noite com uma máscara de oxigênio

Fonte: Wikinotícias

5 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de dormir com uma máscara de oxigênio, o Papa Francisco permanece hospitalizado para tratar uma pneumonia dupla. Segundo o Vaticano, o pontífice descansou bem durante a noite.

O Papa Francisco descansa nesta quarta-feira de cinzas depois de ter dormido a noite toda com uma máscara de oxigênio, no 19º dia de sua hospitalização por uma infecção respiratória, informou o Vaticano.

O pontífice de 88 anos permanece estável, descansou bem durante a noite e acordou pouco depois das 8h, de acordo com um comunicado da Santa Sé.

Francisco estava respirando apenas com a ajuda de oxigênio suplementar na terça-feira, após as duas crises respiratórias do dia anterior, mas voltou a usar máscara à noite. Os médicos reiteraram que seu prognóstico era "reservado", o que significa que ele ainda não estava fora de perigo.

O Vaticano havia relatado anteriormente que Francisco seria reconectado à ventilação mecânica não invasiva durante a noite para ajudá-lo a respirar, ressaltando sua dificuldade contínua em superar a doença perigosa.

A estadia do pontífice no Hospital Gemelli, em Roma, começou em 14 de fevereiro e é a mais longa de seus 12 anos de papado, embora não mais do que as de seu antecessor, João Paulo II.

Francisco, que usa cadeira de rodas e está acima do peso, estava recebendo fisioterapia respiratória para tentar melhorar o funcionamento de seus pulmões. O acúmulo de secreções em seus pulmões era um sinal de que ele não tinha tônus muscular para tossir com força suficiente para expelir fluido, disseram especialistas.

Esta quarta-feira marca o início do período solene da Quaresma, antes das celebrações da Semana Santa. Este é um período solene que começa com a Quarta-feira de Cinzas e leva à Páscoa em 20 de abril.

Na quarta-feira de cinzas, os católicos praticantes recebem um sinal da cruz com cinzas na testa, um gesto que ressalta a mortalidade humana. É um dia obrigatório de jejum e abstinência para os católicos que sinaliza o início da temporada mais penitente do cristianismo.

Um cardeal foi nomeado para ocupar o lugar de Francisco nas celebrações do Vaticano, com uma missa tradicional e procissão em Roma.

Antes de ser hospitalizado, o papa estava programado para participar de um retiro espiritual no próximo fim de semana com o resto da hierarquia da Santa Sé, que anunciou que o evento seria realizado sem o pontífice, mas em "comunhão espiritual" com ele.

Sua hospitalização para tratar uma pneumonia dupla forçou Francisco a cancelar vários eventos do Ano Santo do Vaticano, uma celebração do catolicismo que ocorre a cada 25 anos e tem como objetivo incentivar os peregrinos a irem a Roma para participar de atividades especiais.

Espera-se que o Jubileu atraia cerca de 30 milhões de pessoas a Roma e inclua inúmeras audiências papais especiais e missas ao longo de 2025, algumas das quais agora estão em dúvida por causa da doença do pontífice argentino.