Saltar para o conteúdo

Papa Francisco continua a recuperação com melhorias graduais

Fonte: Wikinotícias

12 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Papa Francisco

Francisco teve uma noite tranquila no hospital, onde continua sua recuperação de uma pneumonia dupla, um dia antes de seu 12º aniversário como papa, o primeiro na América Latina.

O papa Francisco continua sua recuperação de uma pneumonia dupla na quarta-feira, mantendo a tendência de melhora gradual à medida que se aproxima da comemoração de seu pontificado de 12 anos.

O Vaticano disse que Francisco passou uma noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado em 14 de fevereiro, na mais longa e grave internação hospitalar desde que se tornou líder da Igreja Católica.

Se o padrão dos últimos dias se repetir, o argentino de 88 anos provavelmente seguirá o retiro espiritual do Vaticano remotamente enquanto continua sua terapia física e respiratória.

Este evento, do qual participa toda a hierarquia do Vaticano, faz parte dos exercícios espirituais quaresmais, um pilar do pontificado do papa jesuíta.

Os médicos disseram que Francisco está fazendo melhorias lentas e graduais e esta semana declarou que ele não está mais em perigo iminente de morte como resultado da complexa infecção respiratória que teve quando foi internado no Gemelli.

Apesar disso, os médicos continuam cautelosos, dada a complexidade de sua condição e sua fragilidade geral, e afirmaram que ele precisa permanecer internado por um número indeterminado de dias.

Outro relatório médico era esperado ainda nesta quarta-feira.

Quinta-feira marca o 12º aniversário da eleição de Francisco como o 266º papa. O ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito na quinta votação do conclave de 2013, convocado após a renúncia do papa Bento XVI.

Embora Francisco tenha elogiado a humildade de Bento XVI em renunciar e dito que ele também poderia seguir seus passos, mais recentemente ele afirmou que o papado é um trabalho para toda a vida.

A Santa Sé não disse como o aniversário, que é feriado no Vaticano, será comemorado este ano.

Outro marco virá na sexta-feira, quando Francisco completará quatro semanas, ou 28 dias, de hospitalização. São João Paulo II detém o recorde de internação hospitalar, com 55 dias em 1981, quando foi submetido a uma pequena cirurgia e mais tarde foi tratado de uma infecção por citomegalovírus.

Francisco está a caminho de igualar a segunda maior permanência, 28 dias, que Juan Pablo registrou em 1994, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar a articulação do quadril direito após fraturar o fêmur direito em uma queda, de acordo com o hospital Gemelli.

O Vaticano não divulgou fotos ou vídeos de Francisco desde que ele foi internado. O papa gravou uma mensagem de áudio na semana passada para agradecer às pessoas por suas orações, embora a fraqueza e a falta de ar em sua voz deixassem claro o quão frágil ele era.