Saltar para o conteúdo

Papa Francisco comemora 12 anos como papa ainda se recupera do hospital

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O papa Francisco está completando 12 anos como papa enquanto se recupera de uma pneumonia dupla em um hospital de Roma, com relatórios médicos cada vez mais positivos.

O papa Francisco comemorou o 12º aniversário de seu papado na quinta-feira no hospital de Roma, com relatos médicos cada vez mais positivos sobre sua recuperação de uma pneumonia dupla que o levou a permanecer em tratamento por quase quatro semanas.

O pontífice de 88 anos passou mais uma noite tranquila, disse o Vaticano em seu breve comunicado matinal.

Uma radiografia de tórax confirmou melhorias, disse a Santa Sé na quarta-feira, apenas dois dias depois que os médicos declararam que ele não estava mais em perigo iminente de morte.

O relatório médico mais recente indicou que a condição do papa permaneceu estável, mas indicou um quadro complexo considerando sua fragilidade geral, então ele ainda não está completamente fora de perigo.

O Vaticano não disse como o aniversário de sua eleição como o 266º papa pode ser comemorado. É feriado no Vaticano e missas em sua homenagem foram planejadas nas igrejas de Roma. Boletins médicos não serão emitidos.

Até agora, nenhuma foto ou vídeo de Francisco foi publicado desde que ele foi internado em 14 de fevereiro. O papa gravou uma mensagem de áudio na semana passada para agradecer às pessoas por suas orações, embora a fraqueza e a falta de ar em sua voz deixassem claro o quão frágil ele era.

Na quarta-feira, Francisco acompanhou remotamente um retiro espiritual quaresmal que tem sido um pilar de seu pontificado. De acordo com seus médicos, ele continua a receber altos fluxos de oxigênio através de tubos nasais durante o dia e uma máscara de oxigênio não invasiva para ajudar no descanso à noite.

O ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito na quinta votação do conclave de 2013, que foi convocado após a renúncia do papa Bento XVI.

Embora Francisco tenha elogiado a humildade de Bento XVI em renunciar e dito que poderia seguir seus passos, mais recentemente ele afirmou que o papado é um trabalho para toda a vida.

Na sexta-feira, o pontífice também acrescentará outro marco: com quatro semanas ou 28 dias no Gemelli, marcará a mais longa internação hospitalar nesses 12 anos como líder da Igreja Católica.

São João Paulo II detém o recorde de maior permanência hospitalar de um papa no Gemelli, com 55 dias em 1981, quando foi submetido a uma pequena cirurgia e mais tarde foi tratado de uma infecção por citomegalovírus.