Papa Francisco chega ao Iraque

Fonte: Wikinotícias

5 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por VOA News

O Papa Francisco iniciou hoje uma tão desejada viagem ao Iraque, a primeira ao local de nascimento do Profeta Abraão por qualquer chefe da Igreja Católica.

É a primeira viagem do Papa Francisco a um país estrangeiro desde a pandemia de covid-19 e todos no avião papal foram vacinados contra o doença. No entanto, será um desafio, pois os casos no país aumentaram e há temores de que aqueles que esperam ver o papa se esqueçam das regras de distanciamento social.

O embaixador do Vaticano no Iraque, o arcebispo Mitja Leskovar, recentemente testou positivo para covid e atualmente está se isolando, mas o papa insistiu em prosseguir com a visita.

Em uma mensagem de vídeo para o povo iraquiano, Francisco disse a eles como ansiava por conhecê-los, ver seus rostos e visitar uma terra que é antiga e um extraordinário berço de civilização. O papa disse que estava indo ao Iraque como um “peregrino penitente” para implorar perdão e reconciliação após anos de guerra e terrorismo.

Em sua mensagem, Francisco acrescentou que vinha ao Iraque “como um peregrino da paz em busca da fraternidade, animado pelo desejo de rezar juntos e de caminhar juntos, também com irmãos e irmãs de outras tradições religiosas, na terra do Padre Abraão, que une muçulmanos, judeus e cristãos em uma família ”.

O papa, que foi forçado a cancelar a viagem ao Iraque no ano passado, espera trazer um novo encorajamento para uma comunidade cristã que foi fortemente perseguida durante a insurgência do Estado Islâmico. O número de cristãos no Iraque caiu significativamente, para cerca de 300.000. O papa se referiu em sua mensagem a uma “igreja martirizada” que ele terá a honra de conhecer.

Ele disse que tem havido muitos mártires e que o povo iraquiano ainda tem em seus olhos "as imagens de casas destruídas e igrejas profanadas" e em seus corações "as feridas de corações partidos e lares abandonados".

A segurança também é uma preocupação durante a visita papal, já que os ataques aumentaram nas últimas semanas contra alvos civis e militares. O papa deve viajar em um veículo blindado e não em seu papamóvel de costume. Autoridades do Vaticano disseram estar satisfeitas com o fato de as autoridades iraquianas poderem oferecer a proteção necessária para a visita papal.

Francisco está planejando visitar várias cidades iraquianas durante sua visita, incluindo Mosul, Erbil e Qaraqosh, onde encontrará pessoas que estão reconstruindo suas comunidades e igrejas. Ele também visitará Ur, o local de nascimento do profeta Abraão. Um dos destaques de sua viagem será, sem dúvida, quando ele viajar para a cidade sagrada de Najaf para se encontrar com o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, o influente clérigo muçulmano xiita de 90 anos.

Fonte