Pantanal começa a se recuperar, mas estragos são "inestimáveis", dizem ambientalistas
25 de fevereiro de 2021
Recentemente, a imagem de um Pantanal verde submerso circulou na Internet e surpreendeu as pessoas com a rápida transformação do bioma em chamas há alguns meses.
As imagens foram produzidas pelo biólogo Gustavo Figueroa da ONG SOS Pantanal e mostram que a área está se recuperando bem. “Sem dúvida nenhuma, é uma melhora. O fogo passou, a água veio, muitas vegetações começaram a brotar”, pontuou.
No entanto, o biólogo alertou que o otimismo deve ser medido. "É preciso ter muito cuidado para não confundir que esse verde [seja sinônimo de] que está tudo bem".
"90% desse verde são capins e cipó, vegetações primárias que se dão bem no ambiente mais hostil, que se estabelecem em ambientes menos saudáveis, que precisam de pouco para crescer”, disse completando Figueroa.
O incêndio no Pantanal entre março e outubro do ano passado foi o pior dos últimos 47 anos e seu impacto ainda não tem preço. Cerca de 4,5 milhões de hectares de terras foram queimados, o equivalente a 30 vezes a área de São Paulo (SP).
Segundo ambientalistas, o processo de recuperação deve ser lento e sistemático.
Notícia Relacionada
Fonte
- Pantanal começa a se recuperar, mas estragos são "inestimáveis", dizem ambientalistas, Brasil de Fato, 23 de fevereiro de 2021.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |