Pandemia não parou a guerra no Iêmen

Fonte: Wikinotícias

20 de abril de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Casa arruinada no sul de Saná em junho de 2015

Segundo a ONU, a guerra civil no Iêmen continuou apesar da pandemia de COVID-19. A Arábia Saudita, que está ativamente envolvida no conflito, continuou a bombardear a capital iemenita, enquanto anunciava simultaneamente novos ataques dos houthis. Em 8 de abril, as autoridades sauditas, assim como seus aliados, anunciaram um cessar-fogo unilateral no conflito, que já dura cinco anos. O motivo oficial de tal iniciativa foi a esperança de impedir a propagação do vírus SARS-CoV-2 no Iêmen, o país mais pobre do mundo árabe, 80% dos quais dependem da assistência humanitária da Organização das Nações Unidas.

Em 10 de abril, o primeiro caso de infecção pelo vírus foi registrado. O governo ficou alarmado antecipadamente e fechou aeroportos, escolas e universidades em março. Apesar do otimismo cauteloso entre os diplomatas — esperando novas negociações de paz — ambos os lados ignoraram o cessar-fogo. De acordo com o Yemen Data Project, publicado na sexta-feira, a aviação da Arábia Saudita realizou pelo menos 106 ataques aéreos em uma semana (durante 26 voos). A capital de 3 milhões de habitantes — a cidade de Saná, controlada pelos houthis — sofreu mais.

Na quinta-feira (16), o coordenador de ajuda humanitária da ONU e subsecretário-geral de Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, disse ao Conselho de Segurança que o dinheiro para ajudar o Iêmen estava acabando: se novos fundos não aparecerem, 31 dos 41 programas de ajuda terão que ser fechados em algumas semanas. Além disso, a guerra de cinco anos já levou à destruição de cerca de metade dos centros médicos do país, cuja população continua a sofrer um surto de cólera que começou em outubro de 2016.

Com base em informações de agências da ONU, Lowcock estimou que seriam necessários US$ 900 milhões para continuar ajudando o país até julho. Ele também afirmou que especialistas em doenças infecciosas o alertaram que o COVID-19 "poderia se espalhar [no Iêmen] mais rápido, mais amplo e com consequências mais perigosas do que em muitos outros países" — já que grande parte da população do país está constantemente enfrentando fome e outras doenças infecciosas, incluindo difteria e dengue. O coordenador de emergência da Cruz Vermelha, Frido Herinckx, concordou com esta avaliação.

Edifício no centro de Saná , destruído durante o bombardeio em novembro de 2017

"O Iêmen não será capaz de suportar uma guerra em duas frentes ao mesmo tempo: hostilidades e uma pandemia", afirma o enviado especial da ONU para o Iêmen, Martin Griffiths. Lowcock acrescentou que o colapso dos preços mundiais do petróleo — uma importante fonte de receita do governo iemenita — ameaça desvalorizar seriamente o rial. E as remessas do exterior (dos iemenitas que trabalham nos países do Golfo) podem cair 70% nos próximos meses.

Além da guerra civil, Saná e arredores também sofrem com as inundações que começaram nos últimos dias. A água na rua já inundou muitos carros e vários edifícios. Analistas políticos entrevistados pelo The New York Times, The Economist e DeutschlandFunk relataram que as autoridades sauditas viram a pandemia como uma oportunidade de sair de uma guerra em conflito há alguns anos.

Ao mesmo tempo, os houthis, apoiados pelo Irã, embora tenham preparado suas próprias propostas para acabar com as hostilidades, percebem a posição atual como "vencedora". Eles esperam retirar o bloqueio aéreo e marítimo de seu território antes do início das negociações de paz. No sábado (18), um porta-voz da coalizão saudita disse que no dia anterior os houthis lançaram um míssil balístico de “ataque civil” na cidade de Marib, 135 km a leste da capital.

Fontes