Pandemia gera nova onda de sentimento antimigrante

Fonte: Wikinotícias

19 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Marcando o Dia Internacional dos Migrantes, as Nações Unidas relatam que a hostilidade e a xenofobia estão crescendo contra os migrantes. A organização adverte que a estigmatização e marginalização dos migrantes em meio a uma pandemia violenta está colocando muitas vidas em risco.

As agências da ONU relatam que um sétimo da população global, ou um bilhão de pessoas, está em movimento. Esse número inclui um recorde de 281 milhões de migrantes internacionais e 84 milhões de pessoas deslocadas à força por conflitos, violência e mudanças climáticas.

O Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, Antonio Vitorino, diz que muitos migrantes embarcam em viagens perigosas e com risco de vida em busca de melhores oportunidades econômicas e outros são forçados a deixar suas casas por causa de desastres naturais e provocados pelo homem.

Ele diz que muitas dessas pessoas vulneráveis ​​caem nas mãos de contrabandistas sem escrúpulos que operam ao longo das rotas de migração em todo o mundo. Ele diz que a COVID-19 piorou as dificuldades que os migrantes encontram.

"Além das imagens de fronteiras fechadas, famílias separadas e instabilidade econômica, a pandemia global de agora dois anos gerou uma nova onda de sentimento antimigrante e a crescente instrumentalização dos migrantes como ferramentas na política estatal. Ambos são inaceitáveis," Disse Vitorino.

Em vez de ser uma responsabilidade, ele destaca as contribuições inestimáveis que os migrantes fazem em todo o mundo. Ele diz que os trabalhadores migrantes - enfermeiras, profissionais de saúde - têm mantido milhões de pessoas protegidas da COVID. Ele diz que as remessas de migrantes forneceram uma tábua de salvação para famílias que ficaram desamparadas pela pandemia.

“O impacto social e econômico positivo nos países onde residem e os US $ 540 bilhões remetidos no ano passado para comunidades em países de baixa e média renda são medidas da indústria, do empreendedorismo e da comunidade de que todos nós nos beneficiamos”, disse Vitorino .

E, ainda assim, ele observa que muitos governos continuam a excluir os migrantes de seus planos de recuperação econômica e social pandêmica por causa de seu status legal.

As Nações Unidas e as organizações internacionais estão apelando aos governos para que concedam aos migrantes acesso às vacinas COVID-19 que salvam vidas. Fazer o contrário, eles dizem, representaria uma ameaça à saúde de todas as pessoas.

Notícia relacionada

Fonte