Países que têm o português como língua oficial comemoram hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Fonte: Wikinotícias

5 de maio de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Imagem meramente ilustrativa do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

Países como Portugal, Brasil e Angola comemoram hoje o 1º Dia Mundial da Língua Portuguesa, estabelecido pela UNESCO em 2009 durante sua 40ª Conferência Geral e oficializado ano passado. No país sul-americano, por exemplo, o Museu da Língua Portuguesa criou um programa especial de atividades para hoje, como ‘lives’ de música, encontros de literatura, oficinas e conversas com autores de países que falam português – tudo on-line devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Já em Portugal houve um concerto e uma cerimônia, também "online" devido ao coronavírus, na qual foram transmitidas mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e do chefe de estado de Cabo Verde, entre outras autoridades.

No Continente Africano, onde há vários países que têm o português como língua oficial, no mais populoso deles, Angola, a data foi transformada na “Semana da Língua Portuguesa”, com discussões até sobre o Acordo Ortográfico.

Fontes