Países do Mercosul criam fundo para desenvolvimento da região

Fonte: Wikinotícias

23 de junho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os quatro países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) aprovaram a criação de um fundo de desenvolvimento para superar o estancamento dos países menos desenvolvidos da região, promover a criação de postos de trabalho, financiar obras de infra-estrutura e estimular os planos de educação.

O anúncio se realizou na durante a cúpula do bloco que finalizou nesta segunda-feira na capital paraguaia.

Está previsto que o fundo contará com recursos de US$100 milhões anuais, soma que se espera atingir em 2008. Para essa quantia o Brasil contribuiria com 70% e a Argentina com 27% aproximadamente. "É uma demonstração de que estamos dispostos a fazer para resolver assimetrias", declarou Celso Amorim, chanceler brasileiro.

Ademais, se dará impulso ao gasoduto de 1200 km de extensão que conectará os jazigos peruanos de Camisea com o Chile. Este projeto seria financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a um custo de US$2,5 bilhões.

Algumas propostas surgiram: o presidente colombiano Álvaro Uribe Vélez falou de um "anel energético" que permitiria a interconexão com a Argentina, Uruguai e Paraguai, enquanto o mandatário da Venezuela Hugo Chávez propôs a criação da empresa Gás do Sul, para conectar as reservas de gás de seu país com o Cone SuL, e do Banco do Sul "para repatriar com um pouco de audácia, do país do Norte, 30 bilhões de dólares em bônus".

Outros acordos atingidos foram a criação de uma base de dados que sirva como instrumento para combater a delinquência, o terrorismo e a extorsão, a adoção de medidas contra a exploração de pessoas, a defesa e observação dos direitos humanos e a luta contra o racismo e outras formas de discriminação.

Se avançou também na chamada Cartilha do Mercosul , documento que procura garantir os direitos dos habitantes dos países membros do bloco em matéria política, consular, trabalhista e de justiça.

O Mercosul é formado por: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Venezuela são estados associados ao bloco.

Fontes