PMDB apresenta nesta semana representação contra líder do PSDB, diz Calheiros

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasília, Distrito Federal, Brasil • 3 de agosto de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Apesar de ser uma decisão tomada pela bancada do PMDB, o líder Renan Calheiros (AL) afirmou hoje (3) que a representação ao Conselho de Ética contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), será protocolada “no decorrer da semana”. Segundo ele, é necessário aguardar a presença em Brasília dos parlamentares que começam a chegar após o recesso parlamentar.

O texto da representação já está pronto e deve cobrar a apuração de três fatos que envolvem o líder tucano: o pagamento de salário a um funcionário do seu gabinete enquanto ele fazia um curso no exterior; a legalidade do ressarcimento financeiro pelo Senado dos gastos da mãe do parlamentar com tratamento de saúde; e o socorro financeiro de cerca de US$ 10 mil concedido pelo ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia ao tucano durante viagem ao exterior.

Calheiros reafirmou que a iniciativa de representar contra Virgílio decorre do fato dele praticamente ter forçado o PSDB a representar contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. “O problema é que o Arthur Virgílio levou o PSDB a tomar uma atitude e, diante disso, não poderíamos agir diferente.”

O peemedebista negou que a iniciativa represente qualquer senha para intimidar outros senadores que defendem o afastamento do presidente da Casa. “Não é do meu feitio telefonar para chantagear ou pressionar ninguém”, disse Calheiros à Agência Brasil.

Essa hipótese foi levantada por Virgílio. O tucano acredita que possa estar sendo “usado” pelo líder do PMDB para intimidar outros parlamentares. Ele afirmou que não renunciará ao mandato mesmo que a representação siga adiante e um eventual pedido de cassação de seu mandato seja votado em plenário. “Não renuncio. Não há hipótese. Largo a política se eles [PMDB] tiverem força para isso tudo. Talvez estejam me usando para intimidar terceiros e quartos [senadores], mas não me intimidarão, continuarei a fazer denúncias.”

Fonte