PMA insta Zimbábue a produzir mais alimentos para evitar a insegurança

Fonte: Wikinotícias

13 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um alto funcionário do Programa Mundial de Alimentos (PMA) instou o Zimbábue e os países vizinhos a aumentar a produção de alimentos à luz da crise Rússia-Ucrânia, que causou escassez e aumento nos preços dos alimentos.

O diretor do PMA para a África Austral, Menghestab Haile, disse a repórteres após se reunir com o presidente Emmerson Mnangagwa em Harare na sexta-feira que o Programa Mundial de Alimentos está preocupado que a crise Rússia-Ucrânia tenha aumentado a insegurança alimentar no sul da África. A região, disse ele, deve fazer um esforço conjunto para produzir mais alimentos próprios.

“A região tem água, tem terra, tem gente inteligente, então somos capazes de produzir nesta região”, disse Haile. “Vamos diversificar e produzir para nós mesmos. Os governos da região estão trabalhando juntos, o secretário executivo está coordenando os esforços. Estamos cientes de que existem desafios, mas estamos cientes de que através de um coquetel de políticas e intervenções, vamos superar isso.”

O presidente Mnangagwa não falou com os repórteres depois de se encontrar com Haile.

O Zimbábue já foi o celeiro da região, mas nos últimos anos a produção agrícola ficou bem abaixo dos níveis do século passado. O governo disse que vai aumentar a produção este ano, começando com o trigo, para que o país possa recuperar seu status de exportador de alimentos.

Nos arredores de Harare, Ephraim Pasipanodya está entre os agricultores que o governo do Zimbábue pediu para aumentar a área de cultivo de trigo nesta temporada. O objetivo é ter trigo suficiente até outubro deste ano para alcançar a autossuficiência.

“Basicamente, nos últimos dois anos, tive 200 hectares de trigo”, disse Pasipanodya, “e este ano estou planejando fazer cerca de 300 hectares de trigo (porque) a colheita de trigo, que é uma de nossas principais culturas e uma de nossas culturas que é realmente importado.”

Funcionários do Ministério da Agricultura estão visitando fazendas, ensinando aos agricultores como aumentar a produção e fornecendo sementes aos agricultores. Obert Jiri, diretor-chefe do Ministério da Agricultura, disse que o governo ativou quatro programas que terão como alvo 75.000 hectares de produção de trigo.

“Então, estamos fazendo uma blitz para treinar os agricultores para que possam cultivar o trigo porque entendemos que o trigo é uma cultura técnica”, disse Jiri.

O governo do Zimbábue adotou o tema da “autossuficiência de trigo a todo custo”, dizendo que tem uma solução para a escassez de trigo que o mundo está enfrentando por causa da crise Rússia-Ucrânia.

Em seguida, as autoridades terão como alvo a safra básica de milho do país em outubro-novembro. Se os planos derem certo, será uma boa notícia para organizações como o PMA, que há anos alimenta zimbabuanos famintos.

Fontes