PAM diz que alimentos agora estão chegando às áreas anteriormente inacessíveis da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

20 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Programa Mundial de Alimentos diz que está ampliando a entrega de ajuda alimentar em áreas anteriormente inacessíveis do conflito na Ucrânia, mas muitas áreas continuam fora de alcance.

Sete semanas no conflito ucraniano, as Nações Unidas registraram quase 5.000 baixas civis, incluindo mais de 2.000 mortos – números que a ONU considera conservadores.

Ao mesmo tempo, o Programa Mundial de Alimentos estima que quase metade da população de 44 milhões do país está preocupada em encontrar o suficiente para comer. Entre eles, diz, estão cerca de seis milhões de pessoas que precisam desesperadamente de alimentos e assistência em dinheiro.

Falando de Lviv, o coordenador de emergências do PAM na Ucrânia, Jakob Kern, disse que sua agência mobilizou mais de 60.000 toneladas de alimentos, o suficiente para dois milhões de pessoas por dois meses.

Alguma ajuda, disse ele, está sendo distribuída a pessoas vulneráveis em áreas anteriormente fora de alcance. Lugares como Bucha, Irpin, Hostomel e Borodianka, onde civis foram submetidos a semanas de ataques.

“O PAM alcançou 1,7 milhão de pessoas na Ucrânia a famílias em áreas cercadas e afetadas por conflitos. A maioria das pessoas que alcançamos – 1,4 milhão do total de 1,7 milhão – são famílias presas em áreas cercadas e parcialmente cercadas do país. Mas muitos dos mais vulneráveis ​​permanecem fora de nosso alcance por trás das linhas de conflito.”

“A cidade de Mariupol de 100.000 pessoas provavelmente precisaria de dois ou três caminhões por dia apenas para comida, sem falar nos outros itens. Então, não é a questão de ir com 10 caminhões uma vez por mês que não vai funcionar.”

Ele acrescentou que uma operação humanitária não pode prosseguir sem o acordo de todas as partes no conflito. O funcionário do PMA está apelando a todas as partes para permitir o acesso desimpedido e contínuo às famílias presas em Mariupol e outras áreas cercadas da Ucrânia.

Fontes