Operação para acabar rebelião prisional deixa 37 mortos na Venezuela

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

17 de agosto de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pelo menos 37 pessoas morreram durante confrontos entre prisioneiros armados e agentes de segurança numa pequena prisão no sul da Venezuela.

O governador do Estado do Amazonas, Liborio Guarulla, disse que as mortes aconteceram depois que uma briga começou entre os prisioneiros e seus carcereiros na noite de terça-feira, 15, em Puerto Ayacucho, capital do Estado.

Ele revelou que agentes de segurança entraram no local para tentar restaurar a ordem, depois de os prisioneiros terem assumido o controlo há semanas.

“À meia-noite forças especiais chegaram e durante a noite ouvimos tiros e explosões”, disse Guarulla à agência Associated Press.

O gabinete do procurador-geral da Venezuela disse numa rede social que estava investigando o incidente e que 14 carcereiros também ficaram feridos.

A Venezuela tem cerca de 30 prisões, muitos dos quais sofrem superlotação e são dominados por quadrilhas que traficam armas e drogas.

O sistema prisional, construído para receber 16 mil presos, tem estimados 50 mil detidos, segundo o Observatório de Prisões Venezuelanas, que monitora as condições nas prisões.

O saldo de mortes foi o maior na Venezuela desde um motim numa prisão em 2013, no qual 61 pessoas morreram.

Fontes