Onda de calor no RS: governo consegue liminar permitindo volta às aulas
12 de fevereiro de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Após dois dias de impasse, as aulas na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul recomeçam amanhã, 13 de fevereiro de 2025. A decisão é do governo estadual, que ontem conseguiu uma liminar do Desembargador Eduardo Delgado, da 3ª Câmara Cível do TJRS, que derrubou uma liminar emitida no domingo.
No domingo, atendendo a um pedido do Centro dos Professores Estaduais do RS (CPERS Sindicato), a desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, no plantão jurisdicional do TJRS, havia proibido a volta devido a uma forte onda de calor, que provocou temperaturas de 35 a 43ºC em centenas de cidades desde a semana passada. A desembargadora justificou "que a falta de condições de inúmeras escolas gaúchas 'é gritante', pela falta de equipamentos de ventilação e bebedouros".
O governo recorreu, afirmando que milhares de alunos viviam em situação de vulnerabilidade social e que "a escola é um espaço de acolhimento e segurança" e por fim conseguiu derrubar a decisão ontem. O governo também alegou no processo que enviou R$ 180 milhões para as escolas só para "reparos e melhorias que qualificam o ambiente escolar" para 2025.
A liminar de domingo afetou cerca de 700 mil estudantes em 2.320 escolas.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]- Onda de calor no RS: 295 mil alunos carentes justificam a volta às aulas, diz governo
- Início das aulas é adiado no RS devido ao calor intenso
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Retorno das aulas da rede pública estadual deverá ser definido pelo Governo do Estado, TJRS, 11/02/2025.
- Aulas na Rede Estadual de ensino começam na quinta-feira (13), Governo do RS, 11/02/2025.