Obama visita Hiroshina e se torna primeiro presidente americano em mandato a visitar cidade japonesa atingida por bomba nuclear

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Presidente americano coloca coroa de flores no local onde foi lançada a primeira bomba atómica da história.

27 de maio de 2016

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Barack Obama depositou nesta sexta-feira, 27, uma coroa de flores no local onde foi lançada a primeira bomba atómica do mundo, em 1945, e transformou-se no primeiro Presidente americano em exercício a visitar Hiroshima.

O gesto simbólico, segundo Obama, ressalta os laços entre os Estados Unidos e o Japão e dá esperanças aos esforços para abolir as armas nucleares.

Após a homenagem, o Presidente americano afirmou que os seres humanos têm "capacidade de destruição sem precedentes" e destacou quão facilmente "justificamos a violência" em nome de uma causa maior.

"As pessoas querem a ciência focada em melhorar vidas, não eliminá-las", sublinhou Barack Obama, num discurso em que voltou a defender um mundo sem armas nucleares.

"Há 71 anos, a morte caiu do céu", disse Obama, que prestou uma homenagem também a "todos os inocentes" mortos durante a 2ª Guerra Mundial.

Ao justificar a visita, defendida por uns e criticada por outros, nos Estados Unidos e no Japão, disse que foi a Hiroshima “ponderar a força terrível desencadeada no passado não tão distante” e “lamentar os mortos, incluindo os mais de 100 mil homens, mulheres e crianças japonesas, milhares de coreanos e uma dúzia de norte-americanos feitos prisioneiros. Suas almas falam connosco".

Críticos acusam os dois lados de terem memória selectiva e apontarem os paradoxos em políticas que dependem da dissuasão nuclear ao mesmo tempo em que clamam pelo fim dos arsenais atómicos.

Antes de depositar a coroa, Obama visitou um museu de peças assombrosas como fotos de vítimas com queimaduras graves, roupas esfarrapadas e manchadas que usavam e estátuas que representam pessoas com a carne derretendo nos seus membros.

"Já conhecemos a agonia da guerra", escreveu ele no livro de visitas e concluiu: "Vamos agora encontrar a coragem, juntos, para disseminar a paz e buscar um mundo sem armas nucleares".

O bombardeio a Hiroshima aconteceu a 6 de Agosto de 1945 e matou cerca de 80 mil pessoas e três dias depois, um segundo ataque tirou a vida a mais 74 mil pessoas em Nagasaki.

Apesar da breve e histórica visita, Barack Obama não pedirá desculpas pelos ataques.

Fonte