Obama recebe líder do Partido Comunista Vietnamita

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Agência VOA

10 de julho de 2015

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe hoje, na Casa Branca, o líder do Partido Comunista do Vietname, num esforço de fortalecimento das relações entre os dois ex-inimigos.

A visita do Secretário-Geral Nguyen Phu Trong, a primeira de sempre de um líder comunista vietnamita, acontece pouco depois do 40º aniversário do fim da Guerra do Vietname.

Um comunicado da Casa Branca indica que além de discutir o fortalecimento de laços bilaterais, Obama está a aberto a abordar questões como a parceria Trans-Pacífico, os direitos humanos, e a cooperação na área de defesa.

Trong é uma das figuras mais influentes do Vietname, mas não foi eleito e não possui nenhuma posição oficial do governo, o que torna a reunião com o presidente Obama foram do comum.

Grupos de direitos humanos e legisladores pedem a Obama para continuar a pressionar o Vietname para melhorar o seu histórico de direitos humanos. Outros questionam se Obama deveria mesmo receber Trong na Casa Branca.

As relações entre os dois países foram normalizadas há 20 anos e têm registado uma aproximação face às crescentes tensões regionais envolvendo a China no Mar da China Meridional.

Fonte[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati