O papa parece estar superando um revés em sua recuperação de uma pneumonia
3 de março de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Francisco continua sua recuperação sem ventilação mecânica ou sinais de nova infecção após uma crise respiratória. "O papa descansou bem a noite toda", disse o Vaticano sem mais detalhes, embora um relatório mais extenso seja esperado mais tarde.
O papa Francisco teve uma boa noite de sono e continuou sua recuperação na segunda-feira sem ventilação mecânica ou sinais de nova infecção após uma crise respiratória, de acordo com o Vaticano.
Francisco, de 88 anos, está estável, mas ainda em estado crítico, lutando contra uma pneumonia dupla no hospital Gemelli, em Roma, em uma internação que já durou 18 dias, a mais longa hospitalização de seu papado.
"O papa descansou bem a noite toda", dizia uma nota de uma linha da Santa Sé na manhã de segunda-feira que não forneceu mais detalhes.
Os médicos disseram que Francisco passou todo o domingo sem usar a máscara de ventilação mecânica não invasiva que fornece oxigênio aos pulmões, que ele teve que usar após uma crise de tosse na sexta-feira. No entanto, Francisco continuou a receber oxigênio suplementar de alto fluxo através de um tubo nasal.
Seu prognóstico ainda era reservado, o que significa que ele não estava fora de perigo.
A crise respiratória do fim de semana levantou temores de uma nova infecção pulmonar porque Francisco inalou um pouco de vômito. Os médicos aspiraram e disseram que precisavam de 24 a 48 horas para determinar se alguma nova infecção havia se desenvolvido.
No domingo, Francisco também recebeu a visita do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e de seu chefe de gabinete, o arcebispo Edgar Peña Parra. O conteúdo de suas conversas não era conhecido, mas é comum que Francisco se encontre com eles pelo menos uma vez por semana.
O pontífice idoso novamente perdeu sua bênção semanal ao meio-dia. Em vez disso, o Vaticano distribuiu uma mensagem escrita pelo papa, na qual ele agradeceu a seus médicos por seus cuidados e àqueles que lhe enviaram bons votos por suas orações. Ele novamente orou pela paz na Ucrânia e em outros lugares.
"A partir daqui, a guerra parece ainda mais absurda", disse Francisco na mensagem, que escreveu nos últimos dias. Francisco disse que estava vivendo sua hospitalização como uma experiência de profunda solidariedade com as pessoas que estão doentes e sofrendo em todos os lugares.
"Sinto em meu coração a 'bênção' que está escondida na fragilidade, porque é precisamente nesses momentos que aprendemos ainda mais a confiar no Senhor", disse o papa no texto. "Ao mesmo tempo, agradeço a Deus por me dar a oportunidade de compartilhar em corpo e espírito o estado de tantas pessoas doentes e sofredoras".
O pontífice argentino, que teve parte de um pulmão removido quando jovem, foi internado no Gemelli em 14 de fevereiro depois que a bronquite piorou e se transformou em pneumonia complexa em ambos os pulmões.
Na noite de domingo, no Vaticano, o cardeal Konrad Krajewski presidiu a oração noturna do Rosário na Praça de São Pedro.
"Vamos rezar juntos com toda a Igreja pela saúde do Santo Padre Francisco", disse Krajewski, que é esmoler pessoal do papa, um trabalho secular de distribuição de esmolas. Francisco elevou este trabalho para se tornar uma extensão de seu próprio trabalho pessoal de caridade.
Ele não é visto em público desde que foi internado no hospital, sua ausência mais longa desde que começou seu papado em março de 2013, e seus médicos não disseram quanto tempo seu tratamento pode durar.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) Voz da América. El papa parece estar superando un contratiempo en su recuperación de la neumonía — VOA, 3 de março de 2025
![]() | Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |