Saltar para o conteúdo

O Papa Francisco está hospitalizado há três semanas e permanece estável

De Wikinotícias

7 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

O papa permanece estável depois de enviar uma mensagem gravada de agradecimento, enquanto completa três semanas no hospital para tratar uma infecção respiratória grave.

O papa Francisco completou três semanas de internação nesta sexta-feira para tratar uma pneumonia bilateral e permanece estável, depois de enviar uma mensagem gravada para agradecer as orações por sua recuperação, na qual sua fragilidade foi evidenciada.

O Vaticano disse que o pontífice argentino de 88 anos descansou bem durante a noite e acordou pouco depois das 8h de sexta-feira.

Os médicos disseram que não planejam oferecer mais relatórios médicos até sábado, dada a sua estabilidade e a ausência de crises respiratórias ou outros contratempos por vários dias.

Francisco ofereceu na quinta-feira o primeiro sinal público de seu delicado estado de saúde ao gravar uma mensagem de áudio que foi transmitida aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a oração noturna do rosário.

Na mensagem, o papa agradeceu ao povo por suas orações, embora sua voz mal se distinguisse entre suas respirações ofegantes e ele falasse em seu espanhol nativo. "Agradeço do fundo do meu coração pelas orações que você faz pela minha saúde da praça, eu acompanho você daqui", disse o pontífice a uma praça silenciosa.

Foi a primeira indicação pública de vida do papa desde que ele foi internado no hospital Gemelli em 14 de fevereiro e dissipou as especulações de que sua verdadeira condição médica foi questionada.

O Vaticano ofereceu informações sobre a condição do padre argentino duas vezes por dia, mas não distribuiu fotos ou vídeos dele desde a manhã de 14 de fevereiro, quando ele realizou várias audiências no Vaticano antes de ser internado no hospital Gemelli, em Roma, para o que era então apenas um caso grave de bronquite.

Mas o áudio também mostrou o quão fraco ele é e foi um golpe emocional que deixou claro o quão difícil é para ele respirar.

O cardeal que presidiu a oração, Angel Fernandez Artime, disse à multidão no início do culto que tinha "belas notícias, um belo presente" para compartilhar.

A multidão, claramente surpresa, explodiu em aplausos e o fez novamente após o último "Obrigado" de Francisco. Fernández Artime, por sua vez, abaixou a cabeça enquanto ouvia.

O papa sofre de uma doença pulmonar crônica e teve parte de um pulmão removido quando era jovem.

A infecção que o levou ao hospital levou a uma pneumonia bilateral que manteve Francisco longe de suas funções pelo período mais longo de seu papado de 12 anos e levantou questões sobre seu futuro à frente da Igreja.

Francisco tornou públicas as mensagens escritas a partir dos Gemelli, incluindo algumas que pareciam muito típicas dele. Mas até mesmo as autoridades do Vaticano pediram para ouvir sua voz, dizendo que seus apelos pela paz são especialmente necessários em um momento de tanto conflito e guerra global.

O papa dominou a arte da comunicação informal e direta mais do que qualquer um de seus antecessores, muitas vezes gravando vídeos de celular para visitantes, desde um "Feliz Aniversário" para a mãe de alguém até uma oração para um grupo religioso em particular.

Os médicos disseram na quinta-feira que Francisco estava estável, sem novas crises respiratórias ou febre. Ele continuou sua fisioterapia e outras fisioterapias, trabalhou, descansou e rezou na suíte papal localizada no décimo andar do hospital. Seu prognóstico permanece reservado, o que significa que ele não está fora de perigo.

O papa tem dormido com uma máscara mecânica não invasiva para garantir que seus pulmões se abram adequadamente durante a noite e ajudem em sua recuperação. Durante o dia, ele recebeu oxigênio de alto fluxo através de um tubo nasal.