Saltar para o conteúdo

O Agente Secreto é premiado em Cannes

Fonte: Wikinotícias
Kleber Mendonça Filho

25 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. O ator Wagner Moura, protagonista da película, também foi premiado como melhor ator.

O filme de Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes, mas, quem levou foi longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.

O Agente Secreto teve sua estreia mundial no festival, no dia 18 de maio, quando foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos.

No Instagram da entidade, os profissionais justificaram a escolha pela generosidade romancista e épica do longa, além de uma história rica e profundamente preocupante, de corrupção e opressão.

O Agente Secreto também foi premiado pelos exibidores franceses independentes, como o principal destaque do Festival.

Qual é a história de O Agente Secreto?

O longa é um thriller no qual Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor especializado em tecnologia, que foge do passado violento e misterioso, mudando de São Paulo para Recife, em plena semana do carnaval. Ele descobre, então, que é espionado pelos vizinhos.

Apenas um filme brasileiro venceu a Palma de Ouro até hoje: “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, em 1962