ONU diz que está trabalhando para garantir a libertação de quatro soldados detidos na República Centro-Africana

Fonte: Wikinotícias

23 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Nações Unidas dizem que estão trabalhando para garantir a libertação de quatro membros de sua missão de paz na República Centro-Africana que foram presos no início desta semana.

Os quatro militares franceses foram presos na segunda-feira no aeroporto da capital, Bangui, onde escoltam o general francês Stephane Marchenior, chefe de gabinete da missão de paz da ONU conhecida como MINUSCA.

Marchenior esteve no aeroporto por um tempo na segunda-feira antes que o presidente da RCA, Faustin Archange Touadera, retornasse de uma viagem à Bélgica.

Depois que Marchenior partiu, os quatro soldados foram presos. O avião do presidente Touadera pousou meia hora após as prisões.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse a repórteres em Nova York na terça-feira que a missão de paz está em contato com o governo da RCA para garantir a libertação dos quatro agentes de segurança.

Os soldados permaneceram sob custódia na terça-feira, e a polícia não deu uma razão para sua prisão. No entanto, fotos dos soldados franceses, suas identificações da ONU e seus equipamentos militares inundaram as contas de mídia social em toda a África, juntamente com uma mensagem acusando a França de tentar assassinar Touadera.

Um site da África Central conhecido por seus laços com os interesses russos em Bangui estava entre os sites que postaram as alegações.

A embaixada francesa em Bangui e a missão da ONU na RCA condenaram o que chamaram de “campanha de desinformação”.

O porta-voz da ONU, Dujarric, disse que a campanha é um “esforço para continuar a manipular o sentimento público”.

Fontes