ONU confirma morte de 8 capacetes azuis em acidente de helicóptero no Congo

Fonte: Wikinotícias

30 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Nações Unidas anunciaram na terça-feira que não houve sobreviventes em um acidente de helicóptero no leste da República Democrática do Congo que transportou oito de seus soldados de paz.

Anteriormente, o porta-voz da ONU Stephane Dujarric afirmou que o helicóptero transportava seis tripulantes, todos do exército paquistanês, e dois militares, um da Sérvia e um da Federação Russa, quando caiu na província de Kivu.

Dujarric acrescentou que o grupo estava em uma missão de reconhecimento na área de Tshanzu, a sudeste da cidade de Rutshuru.

“O helicóptero foi até lá para monitorar a situação onde houve confronto”, disse ele, explicando mais tarde que uma investigação está em andamento.

A Missão de Estabilização da ONU no Congo postou um mapa no Twitter identificando a área do acidente.

O exército congolês acusou o grupo rebelde M23 de derrubar o helicóptero e disse que caiu em território controlado pelos rebeldes. Por outro lado, em uma entrevista ao Service de France a Africa da Voz da América, o porta-voz do M23, Willy Ngoma, acusou o exército de derrubar o avião enquanto atirava contra as forças rebeldes.

As partes entraram em confronto em Kivu do Norte nos últimos dias. Dujarric reconheceu os confrontos sem atribuir culpa pelo acidente.

Fonte