OMS: aumento do financiamento pode acabar com a epidemia global de tuberculose

Fonte: Wikinotícias

24 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Organização Mundial da Saúde alerta que a luta contra a tuberculose está em um momento crítico. Ele diz que a pandemia do COVID-19 reverteu os ganhos obtidos desde 2000 ao salvar vidas da doença infecciosa. Pela primeira vez em mais de uma década, a OMS diz que as mortes por tuberculose aumentaram em 2020.

Ele diz que cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose durante esse ano de pandemia por causa de interrupções nos serviços e falta de recursos. A maioria das mortes ocorreu em países em desenvolvimento, com países afetados por conflitos na Europa Oriental, África e Oriente Médio em maior risco.

A diretora do Programa Global de Tuberculose da OMS, Tereza Kaseva, diz que são necessários US$ 1,1 bilhão extras por ano para o desenvolvimento de novas ferramentas, especialmente novas vacinas, para atingir a meta de acabar com a tuberculose até 2030.

Ela diz que investir na luta contra a tuberculose é um acéfalo dado os benefícios obtidos por cada dólar gasto.

“Para cada dólar investido para acabar com a tuberculose, 43 são devolvidos como benefícios de uma sociedade mais saudável e funcional… Acabar com a tuberculose até 2030 pode evitar 23,8 milhões de mortes por tuberculose e quase 13 trilhões de dólares em perdas econômicas.”

A OMS diz que o financiamento extra permitiria ao mundo tratar 50 milhões de pessoas com tuberculose, incluindo 3,7 milhões de crianças e 2,2 milhões com tuberculose resistente a medicamentos. Funcionários da OMS dizem que isso seria particularmente benéfico para crianças e jovens adultos que ficam atrás dos adultos no acesso à prevenção e tratamento da tuberculose.

A líder da equipe de populações vulneráveis ​​no programa global de tuberculose da OMS, Kerri Viney, diz que 1,1 milhão de crianças e adolescentes adoecem com tuberculose todos os anos.

Fontes