Novo descarrilamento de trem em Ohio não representa risco público, dizem autoridades

Fonte: Wikinotícias

6 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades de Ohio dizem que não há indicação de qualquer risco à saúde pública devido ao descarrilamento de um trem de carga da Norfolk Southern entre Dayton e Columbus, o segundo descarrilamento de trem da empresa no estado em um mês.

Autoridades dizem que 28 dos 212 vagões, incluindo quatro caminhões-tanque vazios, descarrilaram por volta das 16h45 de sábado em Springfield Township, perto de um parque comercial e um campus. Springfield fica a cerca de 46 milhas (74 quilômetros) a oeste da capital do estado de Columbus.

Como precaução, os residentes que vivem a menos de 1.000 pés (305 metros) foram solicitados a se abrigar e os bombeiros enviaram a equipe de materiais perigosos do condado como precaução, mas as autoridades disseram no início do domingo que não havia "nenhuma indicação de ferimento ou risco à saúde pública".

Uma equipe da Norfolk Southern, a equipe de materiais perigosos e a Agência de Proteção Ambiental de Ohio "examinaram independentemente o local do acidente e verificaram que não havia evidências de derramamento no local", disseram as autoridades.

No entanto, o gerente geral da Norfolk Southern, Kraig Barner, disse que alguns outros vagões no trem que ia de Bellevue, Ohio, para Birmingham, Alabama, transportavam propano líquido e outros dois transportavam etanol. O restante do trem era composto de carga mista, como aço e vagões acabados, disse ele.

“Muitos dos vagões que descarrilaram eram vagões vazios”, disse Barner.

As autoridades do condado dizem que as autoridades ambientais confirmaram que o descarrilamento não está perto de uma fonte de água protegida, o que significa que não há risco para os sistemas públicos de água ou poços privados. Isso afetou apenas quatro ou cinco casas, disseram as autoridades.

Nenhum ferimento foi relatado ao público ou à tripulação de duas pessoas do trem, disse ele. A causa do descarrilamento está sob investigação e as conclusões serão entregues à Administração Ferroviária Federal, disse Barner.

O governador de Ohio, Mike DeWine, disse no sábado à noite que o presidente Biden e o secretário de transportes Pete Buttigieg ligaram para ele "para oferecer ajuda do governo federal".

Em 3 de fevereiro, 38 vagões de um trem de carga da Norfolk Southern, no leste da Palestina, no nordeste de Ohio, perto da Pensilvânia, descarrilaram e vários dos vagões que transportavam materiais perigosos queimaram.

Embora ninguém tenha ficado ferido, bairros próximos em ambos os estados estavam em perigo. O acidente provocou a evacuação de cerca de metade dos cerca de 5.000 residentes da cidade, uma resposta de emergência dos moradores sobre os impactos à saúde a longo prazo.

Fontes