Saltar para o conteúdo

Novo chefe da OTAN promete apoio da aliança à Ucrânia em visita a Kiev

Fonte: Wikinotícias
Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte

4 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O novo secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, disse na quinta-feira que a aliança sabe que a Ucrânia tem necessidades urgentes na sua luta contra a invasão da Rússia, ao visitar Kiev para conversações com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

Rutte disse aos repórteres que era importante para ele ir à Ucrânia neste momento “para deixar bem claro para vocês, para o povo da Ucrânia e para todos que estão assistindo que a OTAN está ao lado da Ucrânia”.

Rutte disse que ele e Zelenskyy discutiram áreas onde a Ucrânia precisa de apoio extra e as formas como os aliados da NATO estão a trabalhar para satisfazer essas necessidades.

“A OTAN está ao lado da Ucrânia, pela sua segurança e pela nossa”, disse ele.

Zelenskyy disse que discutiu o seu “plano de vitória” e reiterou os apelos aos aliados ucranianos para que forneçam armas para permitir que essas armas sejam usadas para atacar alvos no interior da Rússia.

Os militares da Ucrânia e da Rússia relataram na quinta-feira terem abatido um grande número de drones aéreos usados em ataques noturnos, com ambos os lados visando múltiplas regiões em seus ataques.

As defesas aéreas ucranianas destruíram 78 dos 105 drones russos, disse a Força Aérea da Ucrânia.