Novo Presidente de Burkina Faso anuncia suspensão da Constituição

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

31 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Burkina Faso

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Burkina Faso, general Honoré Nabéré Traoré, suspendeu hoje, 31, a Constituição do país e dissolveu o Governo e a Assembleia Nacional.

Numa declaração, o general apresenta às vítimas mortais dos confrontos que se seguiram as suas 'sentidas condolências' e deseja aos feridos um pronto restabelecimento, em alusão às cerca de 60 pessoas mortas e uma centena de outras feridas durante manifestações populares.

Foi decretado um estado de sítio e um recolher obrigatório das 19 às 6 horas locais "para evitar o agravamento e a deterioração da situação política nacional". Segundo a declaração da chefia militar, a Presidência do Burkina Faso será assumida pelo general reformado Kwamé Lougué e o Governo pelo líder da oposição Zéphirin Diabré durante um período não superior a 12 meses no termo do qual serão organizadas, em simultâneo, eleições presidenciais e legislativas "livres, transparentes e democráticas'.

Depois de violentas manifestações ontem, 30, que deixaram 30 mortos e centenas de feridos o Presidente Blaise Kampaoré foi obrigado a deixar o poder depois de 27 anos. Os protestos eram contra a sua intenção de mudar a Constituição para continuar no poder.

Notícia Relacionada

Fontes