Nove milhões de referências na Wikipédia podem ser consultadas novamente

Fonte: Wikinotícias

4 de outubro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Desde 2015, nove milhões de enlaces (links) que não funcionam foram restaurados na Wikipédia e em outros projetos da Wikimedia. Estas são principalmente referências de fontes que eram visíveis através de um link para uma antiga página na internet. Através do link para páginas arquivadas no Internet Archive, as fontes consultadas podem ser revisadas, muitas vezes incluindo outras versões mais antigas.

Em poucos anos, um bot recuperou seis milhões de links em projetos da Wikimedia e usuários três milhões na categoria de conteúdo drift. No último caso, os dados estão perdidos porque uma página foi alterada no decorrer do tempo. Este é o problema para as menções de origem, porque não é mais possível descobrir onde um artigo da Wikipédia é baseado. Um objectivo importante da Wikipédia é restaurado por este trabalho, ou seja, para tornar o conteúdo dos artigos verificáveis.

Ele permanecerá um processo contínuo; toda semana, cerca de vinte milhões de links são adicionados ou modificados nos vários projetos. Ainda não há todos os tipos de projetos da Wikimedia envolvidos; Atualmente, o bot mantém trezentos projetos em 22 idiomas.

Fontes