Novas restrições devido ao COVID impostas no Quênia

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Quênia impôs restrições a reuniões e toque de recolher na região oeste da Bacia do Lago, após um aumento nas infecções por coronavírus. O Ministério da Saúde do Quênia declarou 13 condados como uma zona de perigo com 60% das novas infecções do país e mais do que o dobro da taxa média de testes positivos.

Evans Ndamwe é um empresário que mora no condado de Bungoma, um dos 13 condados onde o governo do Quênia introduziu novas restrições para combater a disseminação do coronavírus.

Ndamwe fechou seu mercado local, afetando seus negócios.

“Hoje, sexta-feira, foi dia de mercado e a polícia dispersou todos os comerciantes e afetou também o meu negócio. Não vendi nada", disse Ndamwe.

A capital e os condados vizinhos ficam bloqueados depois que a taxa de COVID-19 salta para 22 por cento em dois meses.

O Ministério da Saúde disse quinta-feira que 60 por cento das novas infecções do Quênia ocorreram nos condados do oeste.

Foi a primeira vez que o governo emitiu tais restrições em áreas distantes de Nairóbi.

A taxa de positividade nos condados do oeste é de 21%, 12% a mais do que a média nacional.

Para conter a propagação do vírus, o ministério introduziu um toque de recolher das 19h às 4h e proibiu reuniões públicas e mercados não alimentares por 30 dias.

Leunora Odinga é uma residente de Kisumu que perdeu alguns parentes para o COVID-19. Ela diz que os hospitais em seu condado estão lotados de pessoas procurando tratamento.

“O estado de saúde aqui é precário. Eles não têm equipamentos de saúde, não têm materiais que as pessoas estão sofrendo", disse Odinga. "Não há remédios suficientes e a pobreza contribui muito para o problema porque dizem para trazer isso e aquilo e você não Tê-lo. Há congestionamento nos hospitais. As pessoas estão sofrendo muito".

Odinga diz que o vírus afetou seu estado mental.

“Estou traumatizado”, disse Odinga. “Alguns dos meus parentes estão me visitando e quando você perde um parente, você também fica traumatizado e, se estiver tão perto dele, pode estar infectado porque este vírus está escondido e você apenas encontra você também está infectado. Estou seriamente afetado. Não consigo nem me comunicar com meus parentes livremente."

O atual surto de infecções na região oeste é parcialmente atribuído ao evento nacional do Dia da Independência realizado no condado de Kisumu no início de junho. Milhares de pessoas foram vistas correndo atrás de políticos.

O ministro da saúde do condado, Boaz Otieno, diz que as autoridades estão fazendo tudo o que podem para melhorar as instalações de saúde.

“O que fizemos foi mobilizar os profissionais de saúde de instalações menos congestionadas e menos usadas para as principais”, disse Otieno. "Aumentamos nossa capacidade de oxigênio ao máximo e, em seguida, o aumento dos testes faz parte dessa instalação, mas quanto mais cedo o teste for feito, melhor para o resultado final."

Desde março de 2020, o Quênia registrou 176.000 casos de coronavírus e mais de 3.400 mortes.

Fontes