Nova Orleães enfrenta devastação, epidemias e saques depois da passagem do Katrina

Fonte: Wikinotícias
Commons
Commons
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: :Category:Hurricane Katrina .
A cidade de Nova Orleans, depois da passagem do Katrina (29/Ago/2005, 17:24:22 hora local).

3 de setembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois da passagem do furacão Katrina, no começo desta semana pelo sul dos Estados Unidos da América, Nova Orleans, a cidade mais afetada, já começa a sentir as conseqüências da catástrofe.

Cerca de 80% da cidade está inundada, há riscos de epidemias gastrointestinais, saqueadores invadem as ruas e há milhares de pessoas feridas. Algumas delas foram abrigadas no Louisiana Superdome e outras transportadas para demais cidades como Houston, no estado do Texas.

Uma porta-voz da Associação Hospitalar de Louisiana declarou que são milhares as pessoas enfermas e é necessário que os hospitais se preparem para recebê-las.

Saques se tornaram freqüentes, a tal ponto que as autoridades decidiram militarizar a cidade. Na quarta-feira (31/08), as operações de resgate foram suspensas depois que foram ouvidos disparos nos arredores do Superdome, que ao que parece foram dirigidos aos helicópteros que sobrevoavam o local. O Pentágono disse que enviará 45 mil homens da Guarda Nacional, cuja missão será ajudar as vítimas e manter a ordem.

O presidente George W. Bush declarou que este é "um dos piores desastres" na história de seu país e que a "primeira prioridade é salvar vidas". Bush iniciou na sexta-feira uma visita pela zona do desastre, no meio de críticas pela aparente parcimônia com que atuaram as autoridades e os servidores públicos locais e federais para atender a emergência.

Multimédia

(video)
Engineers Work Frantically to Restore Flood Controls in New Orleans (em inglês) (info)
Engenheiros trabalham freneticamente para retirar a água da cidade (1,7MB). Fonte: VOA.
Problemas para ver o vídeo? Ajuda media.


Notícias relacionadas

Fontes