No Dia Mundial da Água, Rio lança programa de educação ambiental nas escolas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


22 de março de 2010

Rio de Janeiro - Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) lança hoje (22), às 10h, no Cine Odeon, na Cinelândia, centro do Rio, o Programa Cedae de Educação Ambiental nas Escolas. A meta é fazer dos estudantes da rede pública do estado agentes multiplicadores de ações para a preservação do planeta.

“Mudar a cultura que vê a água como um recurso infinito é uma questão de sobrevivência, uma ação obrigatória para a própria continuidade da espécie humana. E para obtermos sucesso no futuro é essencial trabalhar o presente com as crianças”, destaca o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Entre as iniciativas que serão lançadas como parte do programa está o desenho animado Caminho das Águas. Com roteiro da escritora Anne Raquel Sampaio, o filme é destinado ao público infantil e mostra a trajetória da água, desde a sua captação nos mananciais até a chegada às torneiras.

“Me inspirei na magia do mito indígena da Iara, que recorda a importância de resgatar valores de preservação dos rios, das matas e das águas”, afirma a roteirista Anne Raquel, também autora de livros de ficção infantojuvenis de temática ambiental.

Outras duas iniciativas do programa são a revista em quadrinhos Cuidando do Planeta e o ônibus da Cedae que levará estudantes, prioritariamente da rede pública, para visitas guiadas à Estação de Tratamento do Guandu, considerada a maior do mundo pelo Guiness Book of Records.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Desde então, todos os anos, neste período, ocorrem debates sobre diversos temas relacionados a esse bem essencial à vida.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati