No Dia Mundial contra AIDS, ONU convoca para eliminar as desigualdades

Fonte: Wikinotícias

1 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Como todo dia 1º de dezembro, esta quinta-feira é o Dia Mundial de Combate à AIDS, uma data das Nações Unidas para apoiar as pessoas que vivem com HIV e lembrar aqueles que morreram de doenças relacionadas à AIDS.

De acordo com o UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, desde que os primeiros casos de HIV foram relatados há mais de 35 anos, 78 milhões de pessoas contraíram o HIV e 35 milhões morreram de doenças relacionadas à AIDS.

Em seu site, a organização mundial destaca que são as desigualdades que perpetuam a presença da AIDS e retardam o avanço para o fim da pandemia, mas afirma que é possível enfrentá-las com o esforço de todos nós.

Para isso, lançou o slogan "Igualdade já", para "promover que todos comecemos a trabalhar em todas as medidas práticas que se mostraram necessárias para enfrentar as disparidades e ajudar a acabar com a AIDS".

A Diretora Executiva da UNAIDS, Winnie Byanyima, informou em sua mensagem para o Dia Mundial contra AIDS 2022 que esta semana foi apresentado um relatório intitulado “Desigualdades Perigosas”, com o qual ela busca “chamar a atenção do mundo para uma realidade dolorosa: até hoje não estamos no caminho certo para acabar com a AIDS até 2030, e o motivo é a desigualdade.”

“A crise do COVID-19 e a guerra na Ucrânia aumentaram a desigualdade em todo o mundo”, disse ela. “Dia após dia, os países do G20 recebem US$ 136 milhões em pagamentos de dívidas dos países pobres do sul. Enquanto isso, nesses países, o pagamento da dívida é 4 vezes o que gastam em saúde e o dobro do que gastam em educação”.

Ela acrescentou que "em meio a uma crise de dívida, austeridade e desigualdade que afeta os países em desenvolvimento, alguns países ricos cortaram a ajuda que alocavam para a saúde global e estão até considerando cortes ainda mais profundos".

"Isso não está certo", concluiu. “Não é hora de dar um passo para trás, é hora de ajudar, e fazer isso cada vez mais.”

Fontes