No Brasil, senador propõe requerimento para que Ministro da Fazenda explique suposta compra de votos de deputados

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 5 de junho de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesta última sexta-feira, dia 3 de junho, o Senador José Jorge (PFL de Pernambuco) apresentou um requerimento em que pede para que o Ministro da Fazenda do governo Antonio Palocci explique as supostas denúncias publicadas em grandes jornais do país.

As notícias publicadas nos jornais dizem que o ministro supostamente está a oferecer verba do governo para os deputados em troca do não apoio deles à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de corrupção em empresas do governo.

O Senador José Jorge disse: "Isso é um absurdo nunca visto antes no Brasil, inclusive de forma explícita como está aqui. Estou convocando Palocci para ser sabatinado na CAE. Lamento que o ministro, responsável por nossa economia, e que precisa ter o respeito de todos os brasileiros, esteja entrando, por assim dizer, no mundo cão da compra de votos de deputados."

Vários políticos, muitos da oposição, mas alguns do próprio partido do governo (PT) têm criticado a insistência do governo em barrar a realização da CPI. O Senador Suplicy (PT) disse recentemente no Senado que a CPI é a melhor forma para esclarecer as denúncias.

Alguns membros do governo e do partido alegam que a CPI pode ser usada inadequadamente pelos partidos de oposição para prejudicar a imagem do governo.

Fontes