Nigéria tem surto de cólera

Fonte: Wikinotícias

14 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Centro de Controle de Doenças da Nigéria (NCDC), diz que há um surto de cólera no país e é necessária atenção urgente para que os Estados melhorem sua higiene e saneamento

O diretor-geral do NCDC, Dr. Chikwe Ihekweazu observou que o aumento da cólera no país é resultado do baixo acesso à água limpa, defecação aberta, saneamento precário e higiene. Segundo ele, há relatos de 22 estados. Em sete meses, cerca de 31.425 casos suspeitos de cólera foram notificados, enquanto 311 casos foram confirmados e houve cerca de 816 mortes.

Ele listou os estados afetados como Benue, Delta, Zamfara, Gombe, Bayelsa, Kogi, Sokoto, Bauchi, Kano, Kaduna, Plateau, Kebbi, Cross River, Níger, Nasarawa, Jigawa, Yobe, Kwara, Enugu, Adamawa, Katsina, Borno e a FCT. O jornal The Guardian informou que devido ao aumento do número de casos de cólera, o Centro Nacional de Operações de Emergência de Cólera (CEE) foi ativado e foi inaugurado em 22 de junho de 2021.

Também disse que o CEO está hospedado no centro NCDC, que inclui representação dos Ministérios Federais do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Agência Nacional de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (NPHCDA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros.

O EOC Nacional de Cólera liderou a implantação de uma equipe de resposta rápida para apoiar o estado mais afetado pelo surto de cólera. estados como Benue, Kano, Kaduna, Zamfara, Bauchi e Estados do Planalto seriam apoiados.

A Agência de Notícias da Nigéria (NAN) informa que a cólera é uma doença transmitida pela água caracterizada pelo súbito aparecimento de diarreia a aguada profusa, que pode levar à morte súbita como resultado da desidratação, se não for gerenciada a tempo.

Outros sintomas incluem náusea, vômito e fraqueza.

Fontes[editar | editar código-fonte]