Netanyahu visita Trump, que insiste que palestinos deixem Gaza e suspende doações para UNRWA e UNHRC
4 de fevereiro de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O presidente dos Estados Unidos (EU) Donald Trump tomou medidas significativas relacionadas aos direitos humanos em Gaza. Ele anunciou hoje a suspensão do envolvimento dos EU com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC) e a continuidade da suspensão do financiamento da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA). Essas ações coincidem com a visita do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu à Casa Branca.
Ele também insistiu que os palestinos não têm outra saída que não seja a de deixar a Faixa de Gaza, onde Israel trava uma luta contra o grupo terrorista Hamas, que iniciou um conflito em outubro de 2023, matando mais de 1.200 israelenses perto da fronteira. Ele já havia dito há 10 dias que os palestinos deveriam se deslocar para países próximos, como a Jordânia e Egito.
Durante seu primeiro mandato, Trump também cortou o financiamento da UNRWA e retirou os EU do UNHRC, acusando o conselho de ter um viés contra Israel. Essas decisões foram criticadas por organizações de direitos humanos, que argumentam que a UNRWA desempenhva um papel crucial no fornecimento de ajuda humanitária em Gaza. No entato, no ano passado Israel acusou a UNRWA de acobertar as ações terroristas do Hamas, mostrando vídeos onde trabalhadores da agência apareciam matando e sequestrando israelenses no ataque de outubro de 2023.
O genro de Trump, Jared Kushner, é judeu e antes de tomar posse Trump disse que o "inferno explodiria em Gaza" se os reféns israelenses não fossem soltos antes de sua posse. Justamente dias antes da posse, o Hamas assinou um acordo e começou a liberar os judeus sequestrados que estavam em Gaza. Trump também decidiu enviar armas mais potentes para Israel logo depois de tomar posse.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]- Trump quer "limpar" Faixa de Gaza
- UNRWA é proibida de atuar em Israel
- ONU cria grupo para investigar agência que dá assistência a palestinos; UNRWA pode ter ligações com o Hamas
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Trump orders target several UN bodies — Reuters - VOA, 4 de fevereiro de 2025
- Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU e da UNRWA, e diz que palestinos não têm alternativa a não ser deixar Gaza — G1, 4 de fevereiro de 2025