Benjamin Netanyahu participará da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro

Fonte: Wikinotícias
Benjamin Netanyahu, primeiro ministro de Israel.
Imagem: Commons:User:MathKnigh / Wikimedia Commons.

30 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participará da investidura do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, no próximo dia 1º de janeiro, em Brasília.

É a primeira autoridade a nível internacional em confirmar sua presença na tomada de posse como chefe de Estado de Jair Bolsonaro, que já expressado em repetidas ocasiões, sua admiração pelo Estado de Israel, ao que tem como modelo.

Bolsonaro prometeu durante toda a campanha eleitoral, assim como depois de vencer a eleição presidencial, que mudará de Tel Aviv à Jerusalém a embaixada brasileira em Israel, seguindo nos passos do presidente estadounidense, Donald Trump, e de outros países. "Israel é um país soberano e devemos respeitá-lo devidamente. Como todos os outros países, tem o direito de eleger sua capital", declarou.

Foi durante uma conversa telefônica em que o mandatário israelense felicitou por sua vitória a Bolsonaro e também o convidou a visitar o Estado judeu. Se confirmar esta visita, será cumprida umas das promessas de campanha do presidente eleito, que prometeu que "ao primeiro país ao que viajarei como chefe do governo brasileiro será Israel".

Netanyahu será o primeiro governante israelense desde a criação do Estado de Israel em 1948 a ir à nação sul-americana, país com o qual mantém relações diplomáticas desde 1949.

Fontes